Questão número 491530

Os bancos de apoio ao desenvolvimento regional, em geral, se preocupam mais com a análise financeira porque é o que vai gerar recurso para pagar o financiamento. Todavia, um investimento pode gerar bom volume de caixa, mas ser inviável economicamente. Logo, a análise da viabilidade de projetos de investimentos agroindustriais e rurais, privados ou públicos, requerem a apreciação dos índices técnicos e de sustentabilidade. Entre eles, por exemplo, está o exame dos aspectos socioambientais e da competitividade do solicitante do apoio ao projeto, com destaque para o potencial de ganhos específicos de produtividade e de volume/valor da produção com a adoção da inovação pretendida. Nos itens passíveis ou não de financiamento, entre outros julgamentos, a análise de sensibilidade verifica em que nível de preço ou escala de produção determinada atividade econômica é viável. Sobre esses aspectos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Para simular a análise de viabilidade de projetos, é comum se estabelecer a variação dos principais preços pagos e recebidos, e calcular os resultados para os indicadores de eficiência e de viabilidade dos investimentos.

( ) A competitividade é definida como a capacidade da empresa de sobreviver e crescer em mercados com outros concorrentes ou em novos mercados, explorando estrategicamente as fontes de vantagens comparativas e de concorrência.

( ) A eficiência alocativa dos recursos produtivos é indiretamente proporcional aos retornos que se podem obter com o crescente uso de fatores de produção, pois, via de regra, a (in)eficiência técnica não está relacionada com a produtividade do sistema em avaliação.

( ) Dentro de perspectivas de curto e de longo prazos, deve-se mensurar os níveis de desempenho econômico e financeiro esperados para distintas alternativas de produção agropecuária. Portanto, é importante diagnosticar as variáveis técnicas e econômicas que podem causar maiores impactos nos referidos desempenhos, bem como quais os principais cuidados gerenciais que o empreendedor deve ter para assegurar a reprodução social e econômica da unidade de produção.

( ) Os fundamentos teóricos das avaliações econômico-financeiras recomendam que os estudos de viabilidade financeira de horizontes de planejamento de longo prazo se relacionem com fluxos físicos de insumos e produtos, e utilizem preços (privados e sociais) para calcular as entradas e saídas de caixa, sem adotar a TMA como segunda melhor alternativa ao investimento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. F – V – F – V – V.
  • B. V – F – V – F – V.
  • C. V – V – F – V – F.
  • D. F – F – V – V – F.
  • E. F – V – V – F – F.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...