Questões de Engenharia Agronômica

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A correta escolha das pastagens e a observância das Boas Práticas Agropecuárias são a base da produção de carnes e leite no Sul do Brasil. Assinale a alternativa abaixo que contemple apenas forrageiras de clima temperado.

  • A. Aveia-preta (Avena strigosa Schreb.), Azevém (Lolium multiflorum Lam.), Trevo-branco (Trifolium repens L.) e Cornichão (Lotus corniculatus L. e Lotus subbiflorus L.).
  • B. Aveia-preta (Avena strigosa Schreb.), Azevém (Lolium multiflorum Lam.), Trevo-branco (Trifolium repens L.) e Sorgo (Sorghum bicolor).
  • C. Sorgo (Sorghum bicolor), Milheto (Pennisetum americanum), Teossinto [Zea mays subsp. mexicana (Schrad.) H.H. Iltis] e Aveia-preta (Avena strigosa Schreb.).
  • D. Brachiária (Brachiaria decumbens), Milheto (Pennisetum americanum), Teossinto [Zea mays subsp. mexicana (Schrad.) H.H. Iltis] e Aveia-preta (Avena strigosa Schreb.).
  • E. Alfafa (Medicago sativa), Milheto (Pennisetum americanum), Teossinto [Zea mays subsp. mexicana (Schrad.) H.H. Iltis] e Aveia-preta (Avena strigosa Schreb.).

As aves de criadouros comerciais, em geral, possuem pronunciada sensibilidade às oscilações de temperatura. Nesse sentido, fazem-se necessários alguns cuidados em relação às instalações de criação e ao engorde. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo:

I. O galpão deve, preferencialmente, ser alocado de tal forma que a cumeeira esteja orientada no sentido norte-sul. Com essa orientação, se conseguirá que a superfície exposta a oeste seja a maior possível, evitando um superaquecimento pela insolação nas longas tardes de verão.

II. A orientação de aviário é irrelevante, visto que a grande maioria dos aviários devem conter, segundo a legislação brasileira, sistema automatizado de climatização por pressão de ar positiva ou negativa, nebulizadores e evaporadores.

III. Estratégias de localização, orientação, dimensões das edificações, pé-direito, beirais, telhado, lanternim, fechamentos, quebra-ventos e sombreiros são aspectos relevantes que possuem influência no condicionamento térmico dos aviários.

IV. Vaporizadores (bombas de pressão), ventiladores e exaustores são equipamentos utilizados com frequência nos aviários com objetivo de reduzir o impacto das altas temperaturas nas aves.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas II e IV.
  • D. Apenas III e IV.
  • E. I, II, III e IV.

A ovinocultura se constitui em significativa atividade de produção animal no Sul do Brasil. Assinale a alternativa abaixo que contenha somente raças de ovinos.

  • A. Corriedale, Texel, Merino e Angus.
  • B. Texel, Merino, Corriedale e Hampshire.
  • C. Hampshire, Texel, Montana e Corriedale.
  • D. Texel, Montana, Índio-Brasil e Merino.
  • E. Suffolk, Dorper, Montana e Índio-Brasil.

Em relação ao Geoprocessamento e respectivas aplicações na agricultura, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Global Position System (GPS) foi um sistema de navegação por satélite criado pelo Departamento de Defesa dos EUA (DOD – Department of Defense) para fins militares inicialmente.

( ) O uso do GPS é capaz de determinar a posição do usuário em tempo real a qualquer instante e em qualquer lugar do mundo. Para isso, basta que o aparelho receptor capte os sinais emitidos de no mínimo 6 satélites, fornecendo informações em três dimensões (X, Y, Z).

( ) O Real-Time Kinematic (RTK) consiste em uma técnica utilizada para melhorar a precisão dos dados de posição derivados de sistemas de posicionamento por satélite como GPS, GLONASS, Galileo e BeiDou.

( ) Mesmo com a grande disponibilidade de ferramentas possíveis de georreferenciamento que podem ser utilizadas na agricultura, a difusão dessa tecnologia ocorre somente para fins de mapeamento da fertilidade das lavouras, denominada de agricultura de precisão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – V – F.
  • B. V– F – V – F.
  • C. F-F – V – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – V – F – F.

Em relação ao cooperativismo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Possui como princípios a adesão voluntária e livre; gestão democrática e livre; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade.

( ) As cooperativas têm como papel a redução da pobreza, a geração de trabalho, emprego, renda e integração social.

( ) Uma cooperativa é uma associação autônoma de, no mínimo, vinte pessoas, reunidas voluntariamente para atender às necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e de controle democrático dos associados.

( ) Cooperativa é uma sociedade de capital que funciona hierarquicamente, defende o maior preço possível e promove a concorrência entre as sociedades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – F – F – V.
  • B. F – F – V – F.
  • C. V – V – V – F.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – V – F – F.

Em relação ao mercado de grãos no Brasil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O complexo soja (grão, farelo e óleo) é o principal gerador de divisas cambiais do agronegócio brasileiro, com negociações anuais que ultrapassam US$ 20 bilhões.

( ) A maior parte do arroz é destinado ao mercado interno, consumo doméstico. Contudo, na última década, cresceu a exportação desse grão atingindo cerca de 10% da produção nacional.

( ) As condições de solo e clima favoráveis, e o domínio de tecnologias agronômicas de produção tornaram o Brasil uma das lideranças mundiais na produção de grãos. Contudo, as questões deficitárias em logística, especialmente as más condições de rodovias, escassez de hidrovias e ferrovias, e deficiências operacionais de portos são fatores que diminuem a competitividade de exportação de grãos do Brasil.

( ) O Brasil é o maior exportador mundial de trigo. Contudo, o país importa quantidade significativa de trigo argentino que possui qualidade superior devido ao clima mais ameno que no Brasil. Em anos de super safra Argentina e aumento da oferta no mercado, a cotação do trigo brasileiro é substancialmente reduzida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – V – F.
  • B. V – F – V – F.
  • C. F– F – V – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – V – F – F.

Em relação à armazenagem de grãos, assinale a alternativa correta.

  • A. Os silos se constituem em um método seguro de armazenamento, pois possibilitam maior controle de qualidade, devido à fácil integração com sistemas de secagem com ar forçado, sistema de aeração e de controle de temperatura. Os silos podem ser verticais ou horizontais e podem ser construídos de metal, alvenaria ou concreto.
  • B. Fosfina é um gás pouco tóxico utilizado em compartimentos de armazenagem de grãos não herméticos, bastante utilizado para o combate de insetos-pragas de grãos.
  • C. Os grãos de soja, milho e arroz são armazenados na faixa de 3 a 5% de umidade. A redução desse teor de água nos grãos possibilita o armazenamento por períodos mais longos, desfavorecendo o desenvolvimento de fungos e insetos-pragas.
  • D. O Brasil, diferentemente de outras grandes potências agrícolas como EUA e Argentina, possui capacidade de armazenagem de cerca de 90% da quantidade total de grãos produzidos.
  • E. O Brasil, diferentemente de outras grandes potências agrícolas como EUA e Argentina, possui capacidade de armazenagem de cerca de 90% da quantidade total de grãos produzidos.

A produção de vinho é uma atividade econômica de destaque na região Sul do Brasil. Em relação à agroindústria de vinho e respectivos processos e produtos enológicos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pela legislação atual e para atender às Boas Práticas de Fabricação, exige-se que uma cantina contenha os seguintes setores: recepção de uva, fermentação, estabilização do vinho, engarrafamento, envelhecimento do vinho em garrafas, tratamento de efluentes vinícolas, laboratório e escritório.

( ) A fermentação alcoólica é uma etapa fundamental na produção do vinho, a qual consiste em um processo bioquímico aeróbico em que ocorre a síntese do álcool butírico predominante no vinho.

( ) A fermentação malolática ocorre posteriormente à alcoólica. Nessa etapa, ocorre a transformação do ácido málico em ácido lático e consequente redução da acidez total.

( ) A legislação brasileira determina um período mínimo de 2 meses de conservação de garrafas de vinho tinto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V– V – V – F.
  • B. V – F – V – F.
  • C. F – F – V – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – V – F – F.

A irrigação é um fator fundamental para o suprimento hídrico dos cultivos em momentos críticos e é um componente que contribui à garantia de produtividades satisfatórias. Em relação a essa importante estratégia, analise as assertivas abaixo:

I. O arroz irrigado é a cultura que possui maior área irrigada no Sul do Brasil. Dos cerca de 1,2 milhão de ha irrigados no RS e SC, há uma média de uso de aproximadamente 1.000 m3.ha-1 de água ao longo de todo ciclo do arroz irrigado.

II. A maior demanda por água para a cultura da soja ocorre no período de floração/enchimento de grãos. Nesses estágios, quando coincidem com períodos de ausência de chuvas e baixa umidade do solo, se disponível, a irrigação torna-se uma prática importante.

III. Além da grande área irrigada com arroz no Sul do Brasil, a irrigação por sulcos no cultivo de Eucaliptos e Pinus tem evoluído significativamente, atingindo aproximadamente 350.000 ha, principalmente nos estados do RS e PR. A irrigação acelera em cerca de 30% o ciclo dessas espécies e aumenta a qualidade da madeira destinada a produção de celulose.

IV. O uso de pivôs na irrigação tem crescido significativamente na última década. Esse tipo de irrigação é utilizado no Sul do Brasil para irrigação de lavouras de soja, milho e outras culturas. Os benefícios dessa tecnologia se devem ao baixo custo de mão de obra para operação e, ainda, possibilita o controle mais aproximado da lâmina de água aplicada. Contudo, possui um alto custo de implantação e pode ocasionar uma maior incidência de doenças devido ao maior período de molhamento foliar.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I e III.
  • C. Apenas I e IV.
  • D. Apenas II e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Em relação à evolução do manejo do solo cultivado em áreas de grandes culturas anuais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O plantio direto, desde o estabelecimento dos primeiros imigrantes europeus, foi um manejo preponderante nas lavouras de trigo, milho e soja no Sul do Brasil.

( ) A grande conversão das áreas sob preparo convencional e cultivo mínimo para plantio direto no Sul do Brasil ocorreu na década de 90.

( ) A redução das perdas de solo é um dos principais benefícios imediatos da adoção do plantio direto, com o mínimo revolvimento.

( ) Com a adoção do plantio direto, a médio e longo prazos, houve aumento significativo nos teores de Carbono Orgânico (CO) na camada superficial. Esse aumento de CO é importante, pois contribui para o aumento da CTC do solo, juntamente com os minerais 2:1, que também são abundantes na camada superficial de Latossolos e Argissolos do PR, SC e RS.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. F – V – V – V.
  • B. V – F – F – V.
  • C. F – F – F – F.
  • D. F – F – F – F.
  • E. V – V – V – F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!