Questão número 495023

Em 25 de fevereiro de 2005, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Resolução do Presidente nº 001, alterou a caracterização do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). Com base nessa resolução, considere as seguintes afirmativas:

1. Ficou estabelecido como novo sistema de referência geodésico para o SGB e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN) o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS), em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000).

2. No que diz respeito ao SGB, o SIRGAS2000 podia ser usado em concomitância com os sistemas SAD-69 e Córrego Alegre por um período de transição não superior a 10 anos, antes que passasse a ser adotado de forma exclusiva, em 25 de fevereiro de 2015.

3. A figura geométrica adotada para a Terra é o elipsoide do Sistema Geodésico de Referência de 1980 (GRS80), cuja origem é no centro de massa da Terra e cujas estações de referência, no total de 21 para o território brasileiro, foram determinadas a partir de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System).

4. O SIRGAS2000 difere dos sistemas SAD-69 e Córrego Alegre não apenas em relação à origem (sendo o primeiro geocêntrico e os dois últimos topocêntricos), mas também em relação aos parâmetros dos elipsoides adotados como figura geométrica para a Terra. Assim, para o SAD-69 adota-se o elipsoide Internacional de Hayford de 1924 com ponto Datum no vértice de triangulação Córrego Alegre; e para o Córrego Alegre adota-se o elipsoide Internacional de 1967 com ponto Datum no vértice de triangulação Chuá.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...