Questão número 495035

O Método dos Mínimos Quadrados (MMQ), quando aplicado a um levantamento topográfico envolvendo a medida da mesma grandeza (ângulo ou distância) por diferentes equipes e instrumentos, compreende etapas de cálculo que têm por objetivo determinar, entre as diversas séries de medida, a melhor delas, ou seja, aquela que resulta no valor mais provável para a referida grandeza. Em relação aos cálculos preconizados pelo MMQ, é INCORRETO afirmar:

  • A. Considerando várias séries de medida para uma mesma grandeza, realizadas com variados graus de confiança, o valor mais provável para essa grandeza é o resultado da média aritmética simples de todas as medidas efetuadas.
  • B. O erro médio quadrático da média aritmética diminui com o aumento do número de observações da grandeza medida.
  • C. A média aritmética ponderada é aplicada quando, para a grandeza desconhecida, são efetuadas medidas não condicionadas, com graus de exatidão diferentes.
  • D. Para uma única série de medidas, são determinados: a média aritmética simples dessas medidas, o erro médio quadrático de uma observação isolada e o erro médio quadrático da média aritmética.
  • E. Para o cálculo da média aritmética ponderada, o valor dos pesos das observações são inversamente proporcionais ao valor do quadrado do erro médio quadrático da média aritmética de cada observação.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...