Questão número 495038

O geodesista encontra-se rotineiramente envolvido com três superfícies: a superfície física (topográfica), a do modelo geométrico adotado (elipsoide) e o geoide (Gemael, 1999, in: Monico, 2008). No que diz respeito a essas superfícies e às quantidades obtidas a partir delas, é correto afirmar:

  • A. A quantidade de especial interesse para atividades de engenharia é a altitude ortométrica (H), a qual é vinculada ao campo de gravidade da Terra e determinada a partir da altitude geométrica (h) e da ondulação do geoide (N).
  • B. O GNSS (Global Navigation Satellite System) permite a obtenção da altitude ortométrica (H), bem como da ondulação do geoide, para um determinado ponto ou conjunto de pontos.
  • C. A altitude geométrica (h) é obtida diretamente em campo, com o auxílio de altímetros e estações totais convencionais.
  • D. Para a obtenção dos desníveis entre pontos localizados sobre a superfície geométrica (elipsoide), são empregados níveis tanto ópticos como digitais.
  • E. A qualidade da altitude ortométrica (H) depende essencialmente da qualidade do elipsoide adotado.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...