Questão número 495053

A maioria dos dados geoespaciais produzidos atualmente já se encontra no formato ArcGIS. Porém dados produzidos analogicamente (imagens de satélite, ortofotos e mapas em papel), mesmo após sofrerem um processo de transformação de formato (do analógico para o digital através da rasterização), necessitam ter sua referência geoespacial (coordenadas em relação a um referencial geodésico) determinada. A criação de feições vetoriais (pontos, linhas e polígonos) tendo como base tais dados rasterizados é uma atividade comum na engenharia. No que diz respeito ao processo de digitalização de feições sobre uma imagem de fundo, no ArcGIS, considere as seguintes afirmativas:

1. Esse processo é realizado através do ArcMap, em que um mapa, desenho, fotografia aérea, ortofoto ou imagem de satélite em formato raster é usado como base (fundo), e feições vetoriais, tais como rios, estradas e edificações, são traçadas com o auxílio do mouse sobre os objetos dessa base.

2. Quando imagens ou fotografias aéreas rasterizadas se encontram referenciadas espacialmente, ou seja, a extensão dessas imagens ou fotografias no espaço geográfico é conhecida, a digitalização de feições pode ser realizada utilizando-se apenas as ferramentas de edição do ArcCatalog.

3. Se produtos rasterizados não se encontram referenciados espacialmente, é necessário realizar esse procedimento, ou seja, georreferenciá-los. Essa atividade pode ser realizada por meio de ferramentas da barra de georreferenciamento que permitem associar posições bem definidas na imagem às suas coordenadas conhecidas (em relação a um referencial geodésico).

4. O georreferenciamento é realizado com a ajuda, entre outras, das ferramentas FIT TO DISPLAY, ADD CONTROL POINT, VIEW LINK TABLE, UPDATE GEORREFERENCING e RECTIFY.

5. A digitalização é realizada com a ajuda, entre outras, das ferramentas CREATE FEATURES, EDIT TOOL, SNAPPING, EXPLORE DATA, INTERPOLATION e AUTO ADJUST.

Assinale a alternativa correta.

  • A. As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...