Questão número 516026

Em uma planta industrial, a comunicação entre determinados sensores e uma central de processamento de dados pode ser estabelecida através de uma Rede de Sensores sem Fio (RSSF). Esse enlace de dados pode, no entanto, ser prejudicado pela presença de estruturas metálicas que atenuam os níveis dos sinais, ao longo do percurso entre o emissor e o receptor.

Supondo uma RSSF baseada no padrão IEEE 802.11 e com dados modulados em quadratura (modulação QAM – Quadrature Amplitude Modulation), sujeita ao mencionado problema, qual a solução que menos impacto trará à empresa, em termos de custos e logística?

  • A. Alteração das localizações dos sensores, de modo a se evitar a presença das estruturas metálicas na visada direta do sinal.
  • B. Utilização de filtros mais seletivos e com maior ganho nos circuitos receptores, localizados na central de processamento de dados.
  • C. Modificação da infraestrutura de parte da planta, de modo a trocar os materiais metálicos por outros que gerem menores níveis de atenuação ao sinal.
  • D. Alteração do tipo de modulação empregado (de acordo com o padrão IEEE 802.11), de modo a obter menores Taxas de Erro de Bit (BER – Bit Error Rate), para um dado nível de Relação Sinal-Ruído (SNR – Signal to Noise Rate), considerando que o hardware da RSSF tem essa capacidade.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...