Questão número 516040

É de conhecimento popular que as estações de rádio que transmitem em frequência modulada (FM – Frequency Modulation) são mais facilmente sintonizadas, mesmo em localidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, quando comparadas àquelas que transmitem em amplitude modulada (AM – Amplitude Modulation).

Uma justificativa para essa constatação é que

  • A. a transmissão FM ocorre em frequências mais elevadas que a AM e, portanto, o fenômeno da reflexão ocorre em menor escala.
  • B. sinais AM são mais susceptíveis a variações instantâneas em seus níveis de potência, as quais podem ocorrer por perdas de multipercurso ou por ruídos aditivos presentes no ambiente.
  • C. estações de rádio com menos recursos optam pela transmissão AM e, como consequência, os equipamentos utilizados para a transmissão são de qualidade inferior e o sinal resultante apresenta elevada Relação Sinal-Ruído (SNR – Signal to Noise Ratio).
  • D. a largura de banda cedida pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) às estações FM é maior do que a cedida às estações AM e, portanto, as raias superior e inferior do sinal de voz não são suprimidas durante o processo de modulação.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...