Frederick Herzberg salienta que os fatores responsáveis  pela satisfação profissional das pessoas são totalmente  desligados e distintos dos fatores responsáveis pela  insatisfação profissional. Para ele,
						
						-                              A.                                                  "o oposto da satisfação profissional é a frustração  das necessidades básicas e evolutivas do ser  humano que fará com que haja dentro das  organizações um clima de trabalho favorável ou  desfavorável para o alcance das metas  estabelecidas de produção."
-                              B.                                                  "a satisfação profissional está ligada diretamente à  posição da empresa em alinhar as expectativas  pessoais às profissionais, que auxiliarão o  profissional a satisfazer ou contra-satisfazer suas  necessidades primárias."
-                              C.                                                  "a oposição, ou seja, a dicotomia satisfação –  insatisfação é a mola propulsora da motivação  humana, que sempre estará à disposição do  profissional para, no ambiente de trabalho, realizar  ou não suas atividades."
-                              D.                                                  "o oposto da satisfação profissional não seria a  insatisfação, mas sim nenhuma satisfação  profissional e, da mesma forma, o oposto da  insatisfação profissional seria nenhuma insatisfação  profissional e não a satisfação."
-                              E.                                                  "o ser humano é vulnerável ao ambiente de trabalho  que pode favorecer ou desfavorecer o  comprometimento do profissional para o  cumprimento de suas tarefas, cabendo a  organização satisfazer ou contra-satisfazer as  necessidades humanas."