Questão número 546135

O governo do Estado do Paraná deseja avaliar as condições de vida dos seus habitantes, e para isso realizou um levantamento do perfil socioeconômico da população, utilizando informações do Censo Demográfico de 2010, disponibilizadas pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), com intuito de criar um indicador que represente as variáveis originais, obtendo assim uma medida geral e sintética da condição de vida da população paranaense. Nesse sentido, empregou-se a técnica de Análise Multivariada de Dados - Análise Fatorial. Diante do exposto e com base na tabela abaixo que apresenta os resultados da Análise Fatorial, é correto afirmar:

  • A. Para verificar a adequação do modelo da Análise Fatorial, somente o teste de esfericidade de Bartlett é suficiente, tendo em vista que este teste tem por hipótese nula o fato da matriz de correlação ser uma matriz identidade. Se esta hipótese for aceita, significa que as variáveis estão correlacionadas, sendo adequada a aplicação da Análise Fatorial.
  • B. Pode-se afirmar que o valor do KMO igual a 0,79 indica a inadequação dos dados à técnica e o teste de esfericidade de Bartlett (p<0,001) conduz a rejeição da hipótese sobre a matriz de correlação ser a matriz identidade, evidenciando que não há correlação entre as variáveis do estudo.
  • C. As Medidas de Adequação das Amostras apresentadas na tabela são todas superiores a 0,50, o que indica que essas variáveis não se ajustaram à estrutura definida pelas outras variáveis, logo, devem ser retiradas da Análise Fatorial uma por vez.
  • D. Com base na regra de retenção dos fatores pode-se concluir que foram retidos dois fatores que explicam <60% da variância total dos dados originais.
  • E. O teste de esfericidade de Bartlett (p<0,001) rejeita a hipótese nula H0: a matriz de correlação é a identidade, o que evidencia que existe correlação entre as variáveis, mostrando que é indicada a utilização da Análise Fatorial.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...