Questão número 571138

Considere hipoteticamente uma paciente do sexo feminino, com 65 anos de idade, vítima de violência doméstica. Ela apresenta lesões superficiais no crânio e na face, contusões moderadas em tórax e abdome e uma fratura estável na região anterior do corpo de L3, que ocorreu quando a vítima caiu sentada. No momento, encontra-se consciente, em respiração espontânea ao ar ambiente, ausculta respiratória regular e saturação dentro do padrão de normalidade. Ela solicita ficar em posição de sedestação, pois está cansada de permanecer deitada e passou a sentir ferimentos nas nádegas e nos calcanhares.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. A posição de ortostatismo geraria menor sobrecarga na região fraturada do que a sedestação.
  • B. Não há contraindicações para a realização de exercícios de mobilidade e resistidos ao nível da coluna lombar, pois a fratura é estável, e este é o segmento vertebral de maior estabilidade.
  • C. Em razão da presença da fratura, a única conduta que não ofereceria riscos à paciente seria o repouso em decúbito dorsal.
  • D. O quadro clínico da paciente representa uma contraindicação absoluta para a posição de sedestação, pois, além de gerar maior sobrecarga lombar, promoverá o deslocamento do núcleo pulposo posteriormente e ocasionará uma hérnia de disco. No caso, a posição seria segura somente com o uso de colete toracolombar bivalvado.
  • E. A conduta ideal para a paciente é repouso, crioterapia e massagem local. Após a consolidação da fratura, podem ser iniciados estímulos elétricos para ativação muscular.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...