Questão número 580144

Os aquíferos podem se formar em rochas sedimentares, ígneas, metamórficas ou em material inconsolidado. O entendimento da hidrogeologia de uma região depende do conhecimento da litoestratigrafia, das estruturas das formações geológicas e das características hidráulicas do material geológico que constitui o aquífero. Com relação à ocorrência de águas subterrâneas nesses diferentes substratos, é INCORRETO afirmar:

  • A. As discordâncias são descontinuidades estratigráficas que podem separar meios de diferentes propriedades hidráulicas.
  • B. A prospecção de água subterrânea em aquíferos formados por material inconsolidado é favorável devido à facilidade de perfuração, pouca profundidade e localização próxima a fontes favoráveis de recarga.
  • C. Nos aquíferos cársticos, a formação dos canais de dissolução é consequência da saturação da água percolante em relação aos minerais carbonáticos.
  • D. O estudo sedimentológico em arenitos permite caracterizar a origem e o ambiente deposicional, o que pode ser útil na avaliação da distribuição espacial da permo-porosidade no meio aquífero.
  • E. Nos meios aquíferos fissurais, tais como rochas ígneas e metamórficas, em geral ocorre uma diminuição da permeabilidade com a profundidade.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...