Questão número 583461

A água subterrânea apresenta, geralmente, excelentes qualidades químicas e físicas, entretanto, a contaminação de aquíferos ocorre quando alguma alteração na água coloca em risco a saúde e o bem-estar da população que a consome. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. As fontes mais comuns de contaminação do sulfato são os sistemas de saneamento in situ (fossas e latrinas) e a aplicação de fertilizantes nitrogenados da agricultura.
  • B. Os metais pesados como cádmio (Cd), cromo (Cr), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg) apresentam baixa mobilidade na água subterrânea. Esse comportamento pode ser alterado, sob forte mudança, nas condições físico-químicas (pH e Eh) do ambiente.
  • C. Os compostos orgânicos halogenados e os hidrocarbonetos podem causar problemas irremediáveis aos aquíferos. Em razão das respectivas características físicas, os primeiros são geralmente menos densos que a água, enquanto os outros são mais densos.
  • D. Os processos de lavra e beneficiamento mineral podem contaminar aquíferos por causa das respectivas características de baixa solubilidade e toxidade.
  • E. A contaminação da água subterrânea ocorre sempre por mecanismos naturais, em virtude da interação entre a água e a rocha hospedeira do aquífero.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...