Questão número 583463

Na prospecção de água subterrânea e de petróleo, o interesse principal recai na localização da rocha que contém um aquífero ou uma reserva de petróleo e gás natural. Para tal, o uso dos métodos geofísicos consiste em ferramenta importante para essa etapa. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A. Os métodos elétricos e eletromagnéticos são os únicos utilizados na localização de aquíferos.
  • B. Na prospecção de petróleo, o método gravimétrico é empregado para localizar e delimitar estruturas que proporcionem o armazenamento de óleo e gás, as quais são identificadas apenas com levantamento de alta precisão.
  • C. No caso de acúmulo de óleo associado a domos salinos, a diferença de densidade entre ambos causa uma redução local da gravidade, desenvolvendo na rocha salina uma anomalia caracterizada por um mínimo gravimétrico, sempre superior a 20 mGal.
  • D. Muitas concentrações de óleos e gás têm sido identificadas em zonas de bacias sedimentares com variações de litofácies. Esses tipos de estruturas de acumulação podem produzir grandes anomalias, que somente serão reconhecidas se as medidas forem muito precisas.
  • E. A presença de sais minerais na água subterrânea diminui a respectiva condutividade, permitindo o mapeamento subterrâneo dos limites entre água doce e água salobra.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...