Questão número 583469

As zonas de subducção de placas tectônicas consistem em um importante ambiente geotectônico que ocorre na Terra. Quanto à morfologia das zonas de subducção, assinale a alternativa correta.

  • A. Os arcos de ilhas são formados quando ocorre a subducção de uma placa oceânica sob outra placa oceânica. Compreendem um sistema de ilhas normalmente côncavo, provavelmente como consequência de uma geometria esférica de subducção das placas.
  • B. As bacias antearco são formadas na placa oceânica, na frente do arco entre esta e a fossa tectônica, pois o choque de placas produz a elevação e o arco.
  • C. O termo obducção relaciona-se ao deslocamento de partes da crosta oceânica sob a crosta continental, por meio de processos tectônicos.
  • D. As bacias retroarco são formadas a partir de fenômenos distensivos que produzem o adelgaçamento da crosta atrás do arco. São bacias normalmente paralelas ao arco magmático.
  • E. As margens continentais ativas situam-se nos limites divergentes de placas tectônicas onde ocorrem zonas de subducção e falha transformante.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...