Questão número 583476

Os isótopos radioativos são bons relógios porque suas meias-vidas não variam com mudanças de temperatura, pressão, ambiente químico ou outros fatores associados aos processos geológicos da Terra. Com relação à geocronologia, assinale a alternativa correta.

  • A. O espectrômetro de massa é um instrumento muito preciso e sensível, e é usado para medir a diferença entre isótopos-pais e isótopos-filhos.
  • B. Um isótopo-pai forma um isótopo-filho por decaimento a uma taxa não constante, estabelecida em termos de meia-vida de um elemento.
  • C. Um dos métodos mais precisos para datação de rochas antigas tem base no decaimento de dois isótopos relacionados: urânio-238 para chumbo-208 e urânio-235 para chumbo-207.
  • D. No final do período da primeira meia-vida, a metade do número de átomos-pais permanece. Ao final do período da segunda meia-vida, um terço do número original ainda está preservado.
  • E. A idade isotópica de uma rocha corresponde ao tempo em que o relógio isotópico foi “zerado”, ou seja, quando os isótopos foram fixados nos minerais das rochas.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...