Questão número 583478

A dureza é uma das mais importantes propriedades para a determinação de diversos minerais. Ela pode apresentar variações ao longo da mesma superfície cristalográfica de um mesmo mineral. Os cristais de cianita possuem dureza igual a 5,0 na direção do comprimento e dureza 7,0 na direção perpendicular ao comprimento, por exemplo. A variação da dureza

  • A. ocorre ao longo dos planos e das direções cristalográficas e está associada diretamente à quantidade de fraturas existentes na superfície do cristal.
  • B. ocorre ao longo dos planos cristalográficos em razão do processo de pseudomorfismo gerado na superfície do cristal.
  • C. ocorre somente em minerais polimórficos, pois as respectivas estruturas são diferentes, gerando, então, os diferentes valores de dureza ao longo da superfície do mineral.
  • D. é consequência dos diferentes tipos de empacotamentos ou arranjos atômicos existentes ao longo dos diferentes planos ou direções cristalográficas do cristal.
  • E. ocorre somente em minerais isomórficos, pois as próprias estruturas são iguais e, consequentemente, os respectivos planos cristalográficos apresentarão empacotamentos atômicos iguais, gerando, assim, diferentes valores de dureza ao longo da superfície do mineral.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...