Questão número 583483

Os hot spots ou pontos quentes, na superfície terrestre, registram atividades magmáticas associadas ao material ascendente que provém do manto. Associando os pontos quentes com a teoria da tectônica de placas, assinale a alternativa correta.

  • A. Os pontos quentes são considerados um tipo de ambiente geotectônico, pois constituem a saída de magma proveniente do manto, formando uma sequência de arcos de ilhas vulcânicas.
  • B. Os pontos quentes fazem parte do ambiente geotectônico de abertura ou divergente, pois as plumas de calor do manto promovem a geração de magma da astenosfera superior, a partir de uma sequência de vulcões alinhados com as cadeias meso-oceânicas, gerando a crosta continental.
  • C. Os pontos quentes fazem parte dos arcos de ilhas vulcânicos gerados no ambiente geotectônico colisional, a partir do choque entre duas crostas oceânicas. Nesse ambiente, é criada uma sequência de vulcões ativos, de mesma idade, alinhados ao longo do arco vulcânico.
  • D. Os pontos quentes constituem um alinhamento vulcânico, iniciando-se do litoral em direção ao interior da crosta continental. Os magmas desses vulcões, localizados somente nos ambientes geotectônicos colisionais de margens continentais ativas, apresentam uma variação composicional (riolítico – andesítico – basáltico).
  • E. Os pontos quentes não são considerados ambientes geotectônicos, pois são posicionados dentro de uma placa tectônica oceânica (intraplaca), formando uma sequência de ilhas vulcânicas. Essas ilhas foram geradas a partir de uma única pluma de calor estacionária, localizada abaixo da astenosfera superior.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...