Questão número 583485

Os latossolos constituem a principal classe de solos nas regiões tropicais. No Brasil, mais de 50% da área superficial são constituídas por essa classe de solo. No que se refere às principais características físicas, químicas e mineralógicas dos latossolos, assinale a alternativa correta.

  • A. Apresentam geralmente solos profundos, de elevada plasticidade, alta capacidade de troca catiônica (CTC) de 37 cmolc/kg de argila, e os constituintes minerais principais são os argilominerais 2:1, principalmente as esmectitas, e são ricos em A+3l e Fe+3 trocáveis e pobres em nutrientes.
  • B. Apresentam geralmente solos profundos, de elevada plasticidade, alta capacidade de troca catiônica (CTC) de 37 cmolc/kg de argila, e os constituintes minerais principais são os argilominerais 2:1, principalmente as esmectitas, e são ricos em A+3l e Fe+3 trocáveis e pobres em nutrientes.
  • C. Apresentam solos profundos, textura eminentemente siltosa, elevada plasticidade, grande quantidade de argilominerais, como caolinita e esmectita, CTC muito elevada de 37 cmolc/kg de argila, e apresentam valores de constante de intemperismo (Ki = Al2O3/SiO2) mais altos, 2,4 a 4,0.
  • D. Apresentam solos profundos em avançado estágio de intemperização, muito evoluídos, transição gradual entre os horizontes do solo, CTC na fração argila baixa inferior a 17 cmolc/kg de argila.
  • E. Apresentam solos profundos de textura arenosa, média plasticidade, CTC elevada de 37 cmol c/kg de argila, presença predominante de argilominerais 2:1, como a esmectita, e possuem valores de constante de intemperismo (Ki = Al2O3/SiO2) altos, 2,5 a 3,0.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...