Questão número 588142

Considerando o excerto precedente, assinale a opção correta com relação às concepções do pensamento histórico e à sua influência no ensino de história.

  • A. A preferência pela história política na historiografia europeia do século XIX marcou o ensino de história e obliterou outras formas de investigação histórica, como a história cultural, da qual não há registros expressivos no período.
  • B. Lucien Febvre e Fernand Braudel, dois dos mais importantes expoentes da tradição da história política na França do século XIX, rejeitaram a metodologia da história oral, largamente utilizada, atualmente, na pesquisa acadêmica e nas salas de aula.
  • C. O século XIX foi marcado por inúmeras manifestações de historiografia engajada, em que o conhecimento histórico se associou a ideais e lutas políticas, tendo sido, não raramente, instrumentalizado em função desses ideais.
  • D. Tal como Leopold von Ranke, a grande maioria dos historiadores oitocentistas desenvolveu concepções estritamente cientificistas a respeito da didática e da prática historiográfica, marcada por uma separação rígida entre a história e o domínio da criação estético-literária.
  • E. As técnicas de crítica documental, frequentemente associadas à expressão “método histórico” e desenvolvidas pelo alemão Ranke, têm sido amplamente utilizadas no ensino de história.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...