A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação  institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.  
Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que
						
						-                              A.                                                   resgata o papel central das provas nacionais no desenvolvimento de uma educação crítica e de qualidade.
 -                              B.                                                  envolve todos os sujeitos, com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento a partir dos problemas concretos  da escola.
 -                              C.                                                  conduz o ensino para uma aprendizagem voltada à autonomia intelectual dos educandos com melhor desempenho escolar.
 -                              D.                                                  impulsiona os pais a serem comprometidos com a aprendizagem de seus filhos, na medida em que a avaliação fornece  dados de seu ensino.
 -                              E.                                                  propicia a mudança da cultura de um ensino mecânico e transmissor de conhecimento para uma prática educativa  construtivista.