Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue os seguintes itens. No art. 59, inciso III, da LDBN, é assegurado aos educandos que os sistemas de ensino tenham professores com especialização adequada em Nível Médio ou Superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na estratégia proposta, a avaliação deve ser essencialmente pautada no resultado final apresentado por cada grupo, que pode estar correto, ou completamente ou parcialmente errado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na técnica proposta, várias operações de pensamento estão envolvidas, na seguinte sequência: análise, interpretação, crítica, levantamento de hipóteses, decisão e resumo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

O docente utiliza um estudo de caso como estratégia para abordar o conteúdo, com o objetivo de estimular a argumentação dos estudantes por meio da abordagem de tema desafiador, o que aumenta a possibilidade de envolvimento dos discentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na estratégia adotada, o docente assume um papel de mediador da discussão e não deve aportar informações técnicas para a análise do prontuário. Nesse exercício, o conteúdo técnico manuseado está delimitado pela situação proposta e, diferentemente de uma aula expositiva, o conhecimento técnico do tema é mais restrito e não poderá extrapolar a situação hipotética proposta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabemos que o conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas. Para entender melhor a gestão do conhecimento, o ideal seria entender o conceito de conhecimento e suas características. Nesse sentido, leia as proposições a seguir:

I. O conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana.

II. Conhecimento explícito é todo o conhecimento documentado e contido em informações não estruturadas.

III. O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento.

IV. Conhecimento implícito é o que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação.

V. O conhecimento tácito é o que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II IV apenas
  • B. II, III, V apenas
  • C. I, II, III, IV, V
  • D. III, IV apenas
  • E. III, IV, V apenas

Leia as afirmativas a seguir no que se refere à tomada de decisão:

I. Quando existe um processo decisório é inerente que emerjam distorções e estas, consequentemente afetam análises e conclusões.

II. É comum ter uma (re)avaliação de caminhos alternativos de uma ação nos processos decisórios.

III. Nem todo problema será identificado como um problema em um processo decisório.

IV. A decisão que se faz de modo individualizado poderá afetar o final alcançado.

V. A tomada de decisão quase nunca virá como uma reação frente a um problema.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III apenas
  • B. II, IV, V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, IV apenas
  • E. II, V apenas

Uma excelente maneira de manter os colaboradores motivados é por meio de dinâmicas. Sobre os benefícios das dinâmicas de grupo, considere:

I. Compreensão mútua dos diferentes perfis entre os integrantes.

II. Promoção da qualidade do ambiente organizacional.

III. Maximização do engajamento, motivação e produtividade.

IV. Aceleração de resultados em curto espaço de tempo.

V. Aumento da satisfação dos colaboradores e redução de turnover.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II, III,V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, IV, V
  • E. I, III, IV apenas

Leia atentamente os fatores a seguir:

I. A satisfação com o trabalho executado.

II. As possibilidades de futuro na organização.

III. O reconhecimento pelos resultados alcançados.

IV. O relacionamento humano dentro do grupo e da organização.

V. O ambiente psicológico e físico de trabalho.

Quanto aos fatores referentes à Qualidade de Vida no Trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. I, V apenas
  • B. II, III, IV apenas
  • C. III, IV, V apenas
  • D. I, II, III apenas
  • E. I, II, III, IV, V

Sobre a Metodologia Phillips ROI, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Utiliza-se de técnicas e fórmulas matemáticas
  • B. Não tem relação com treinamentos
  • C. É utilizada para identificar o lucro após investimento
  • D. Identifica a efetivação do aprendizado
  • E. Tem intrínseca relação com treinamentos
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questões de concurso

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...