Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue os seguintes itens. No art. 59, inciso III, da LDBN, é assegurado aos educandos que os sistemas de ensino tenham professores com especialização adequada em Nível Médio ou Superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na estratégia proposta, a avaliação deve ser essencialmente pautada no resultado final apresentado por cada grupo, que pode estar correto, ou completamente ou parcialmente errado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na técnica proposta, várias operações de pensamento estão envolvidas, na seguinte sequência: análise, interpretação, crítica, levantamento de hipóteses, decisão e resumo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

O docente utiliza um estudo de caso como estratégia para abordar o conteúdo, com o objetivo de estimular a argumentação dos estudantes por meio da abordagem de tema desafiador, o que aumenta a possibilidade de envolvimento dos discentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na estratégia adotada, o docente assume um papel de mediador da discussão e não deve aportar informações técnicas para a análise do prontuário. Nesse exercício, o conteúdo técnico manuseado está delimitado pela situação proposta e, diferentemente de uma aula expositiva, o conhecimento técnico do tema é mais restrito e não poderá extrapolar a situação hipotética proposta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabemos que o conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas. Para entender melhor a gestão do conhecimento, o ideal seria entender o conceito de conhecimento e suas características. Nesse sentido, leia as proposições a seguir:

I. O conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana.

II. Conhecimento explícito é todo o conhecimento documentado e contido em informações não estruturadas.

III. O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento.

IV. Conhecimento implícito é o que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação.

V. O conhecimento tácito é o que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II IV apenas
  • B. II, III, V apenas
  • C. I, II, III, IV, V
  • D. III, IV apenas
  • E. III, IV, V apenas

Leia as afirmativas a seguir no que se refere à tomada de decisão:

I. Quando existe um processo decisório é inerente que emerjam distorções e estas, consequentemente afetam análises e conclusões.

II. É comum ter uma (re)avaliação de caminhos alternativos de uma ação nos processos decisórios.

III. Nem todo problema será identificado como um problema em um processo decisório.

IV. A decisão que se faz de modo individualizado poderá afetar o final alcançado.

V. A tomada de decisão quase nunca virá como uma reação frente a um problema.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III apenas
  • B. II, IV, V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, IV apenas
  • E. II, V apenas

Uma excelente maneira de manter os colaboradores motivados é por meio de dinâmicas. Sobre os benefícios das dinâmicas de grupo, considere:

I. Compreensão mútua dos diferentes perfis entre os integrantes.

II. Promoção da qualidade do ambiente organizacional.

III. Maximização do engajamento, motivação e produtividade.

IV. Aceleração de resultados em curto espaço de tempo.

V. Aumento da satisfação dos colaboradores e redução de turnover.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II, III,V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, IV, V
  • E. I, III, IV apenas

Leia atentamente os fatores a seguir:

I. A satisfação com o trabalho executado.

II. As possibilidades de futuro na organização.

III. O reconhecimento pelos resultados alcançados.

IV. O relacionamento humano dentro do grupo e da organização.

V. O ambiente psicológico e físico de trabalho.

Quanto aos fatores referentes à Qualidade de Vida no Trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. I, V apenas
  • B. II, III, IV apenas
  • C. III, IV, V apenas
  • D. I, II, III apenas
  • E. I, II, III, IV, V

Sobre a Metodologia Phillips ROI, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Utiliza-se de técnicas e fórmulas matemáticas
  • B. Não tem relação com treinamentos
  • C. É utilizada para identificar o lucro após investimento
  • D. Identifica a efetivação do aprendizado
  • E. Tem intrínseca relação com treinamentos
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questoes de concurso

cupom de desconto

body feminino

pci concursos

bendito guia

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...