Questão número 657031

O Paracetamol é largamente disponível, e sua toxicidade frequentemente é subestimada entre os leigos. Está presente em diversas apresentações e combinações medicamentosas. A falha em reconhecer a sua presença em diferentes medicações ou o não entendimento de orientações de dosagem podem propiciar casos de intoxicação.
Disponível em: ZANARDO, Carla Helfenstein et al. Intoxicação por Paracetamol. Acta méd. (Porto Alegre), p. 6-6, 2013.
Sobre a metabolização do acetaminofeno, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que descreve corretamente seu mecanismo de necrose:

    A) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GSSH para ser neutralizado e eliminado pela urina. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose hepática. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GSSH, esgotando a GSSH hepatocelular, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

    B) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GSH para ser neutralizado e eliminado pela urina. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose hepática. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GSH, esgotando a GSH hepatocelular, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

    C) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GPX para ser neutralizado e eliminado pelas fezes. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose renal. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GPX, esgotando a GPX renal, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

    D) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GnRH para ser neutralizado e eliminado pelas fezes. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose renal. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GnRH, esgotando a GnRH renal, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...