Questão número 657032

As intoxicações são definidas como um conjunto de sinais e sintomas tóxicos ou apenas bioquímicos provocados pela interação de um agente químico com o sistema biológico, ou seja, um desequilíbrio orgânico ou estado patológico resultante da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente – plantas, animais peçonhentos ou venenosos, agrotóxicos, medicamentos, produtos de uso industrial, produtos de uso domiciliar – sendo considerados como acidentes comuns na infância.
Disponível em: TAVARES, Érika Okuda et al. Fatores associados à intoxicação infantil. Escola Anna Nery, v. 17, n. 1, p. 31-37, 2013.
Uma criança, ao ingerir raticida, sofrerá um processo de intoxicação composto por 4 fases que se encontram determinadas na sessão I, as definições de cada fase estão descritas na sessão II, logo, analise as sessões a seguir:
Sessão I . Fase de Exposição II. Fase de Toxicocinética III. Fase de Toxicodinâmica I V. Fase Clínica
Sessão II A. Nesta fase ocorrem as etapas de absorção, distribuição, armazenamento, biotransformação e excreção das substâncias químicas. As propriedades físico-químicas do agente tóxico determinam o grau de acesso aos órgãos alvos, assim como a velocidade de eliminação. B. Fase em que se tem sinais e sintomas ou alterações patológicas detectáveis por exames diagnósticos, caracterizando os efeitos nocivos provocados pela interação do agente tóxico com o organismo. C. Fase em que as superfícies do organismo entram em contato com o agente tóxico, sendo que a via de introdução, a frequência e a duração da exposição, além de outros fatores físico-químicos, devam ser consideradas. D. Fase em que ocorre interação entre as moléculas do agente tóxico e os sítios alvo, específicos ou não, dos órgãos e, como consequência o aparecimento de desequilíbrio homeostático.
Das opções abaixo aquela que contêm a associação correta entre as assertivas das sessões I e II é:

    A) I A – II C – III B – IV D.

    B) B – II D – III A – IV C.

    C) I C – II A – III D – IV B.

    D) I C – II D – III A – IV B.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...