Questão número 657187

A química analítica quantitativa indica a quantidade de cada substância presente em uma amostra. Em uma análise quantitativa típica, precisamos estar atentos a respeito de dois quesitos fundamentais: a escolha do método de análise e a amostragem. Disponível em: ROSA, Gilber; GAUTO, Marcelo; GONÇALVES, Fábio. Química Analítica. Porto Alegre: Grupo A, 2013. Analise as proposições a seguir sobre as técnicas de volumetria:
I. O uso de balanças semianalíticas são mais restritos, sobretudo em determinações quantitativas. Neste tipo de balanças o prato fica protegido por portinholas de vidro a fim de evitar que correntes de ar interfiram na pesagem da amostra. II. Em trabalhos de laboratório, a medida aproximada de volumes é efetuada, quase sempre, utilizando provetas graduadas e béqueres com escalas, enquanto que as medidas precisas de volume são realizadas com vidrarias do tipo pipeta (graduada ou volumétrica), buretas ou ainda balões volumétricos. III. A leitura do volume de líquidos claros deve ser realizada pela parte superior do menisco, enquanto que a de líquidos escuros, pela parte inferior. A diferença da posição do menisco nestes líquidos dá-se devido a viscosidade e concentração dos mesmos. IV. Quando é preparada uma solução padrão, toda e qualquer perda no decorrer de sua transferência de um recipiente para outro acarretará em erros importantes na análise. Para este erro ser minimizado podemos transferir os líquidos de um balão para outro frasco utilizando um funil, por exemplo.
Diante das proposições, pode-se afirmar que:

    A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas II e IV estão incorretas.

    C) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III estão incorretas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...