Questões de Biomedicina - Análises Clínicas

Lista completa de Questões de Biomedicina - Análises Clínicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A toxicologia Analítica assumiu, nos últimos anos, uma conotação de ciência Forense, mas é importante lembrar que seu uso abrange outras áreas. A toxicologia vem se desenvolvendo e aprimorando com o objetivo de garantir e promover a segurança da humanidade e dos demais seres vivos no planeta. Com a nova luta para proteger a Terra a atividade de toxicologia ganhou força e passou a ser cada vez mais solicitada pelos órgãos vigilantes.
Disponível em: MOREAU, Regina Lúcia de Moraes; SIQUEIRA, Maria Elisa Pereira Bastos de. Toxicologia analítica. In: Toxicologia analítica. 2014. p. 318-318.
A respeito da toxicologia avalie os termos básicos na sessão I e associe com as definições na sessão II:
Sessão I I. Agente Tóxico. II. Veneno. III. Xenobiótico. IV. Droga . V. Fármaco.
Sessão II A. Agente tóxico de origem exclusivamente animal, capaz de alterar ou destruir as funções vitais. B. Substância química estanha ao organismo que não possui papel fisiológico conhecido. C. Entidade química capaz de causar dano a um sistema biológico, alterando seriamente sua função, podendo levá-lo à morte. D. Substância de estrutura química definida, capaz de explorar ou modificar o sistema fisiológico em benefício do organismo receptor. E. Substância capaz de explorar ou modificar o sistema fisiológico ou estado patológico, com ou sem intenção de beneficiar o organismo receptor.
É correta a associação descrita em:

    A) I C - III A - II B - IV E - V D.

    B) I C - II A - III B - IV E - V D.

    C) II C - I A - IV B - V E - III D.

    D) II C - VI A - V B - III E - IV D.

A química analítica quantitativa indica a quantidade de cada substância presente em uma amostra. Em uma análise quantitativa típica, precisamos estar atentos a respeito de dois quesitos fundamentais: a escolha do método de análise e a amostragem. Disponível em: ROSA, Gilber; GAUTO, Marcelo; GONÇALVES, Fábio. Química Analítica. Porto Alegre: Grupo A, 2013. Analise as proposições a seguir sobre as técnicas de volumetria:
I. O uso de balanças semianalíticas são mais restritos, sobretudo em determinações quantitativas. Neste tipo de balanças o prato fica protegido por portinholas de vidro a fim de evitar que correntes de ar interfiram na pesagem da amostra. II. Em trabalhos de laboratório, a medida aproximada de volumes é efetuada, quase sempre, utilizando provetas graduadas e béqueres com escalas, enquanto que as medidas precisas de volume são realizadas com vidrarias do tipo pipeta (graduada ou volumétrica), buretas ou ainda balões volumétricos. III. A leitura do volume de líquidos claros deve ser realizada pela parte superior do menisco, enquanto que a de líquidos escuros, pela parte inferior. A diferença da posição do menisco nestes líquidos dá-se devido a viscosidade e concentração dos mesmos. IV. Quando é preparada uma solução padrão, toda e qualquer perda no decorrer de sua transferência de um recipiente para outro acarretará em erros importantes na análise. Para este erro ser minimizado podemos transferir os líquidos de um balão para outro frasco utilizando um funil, por exemplo.
Diante das proposições, pode-se afirmar que:

    A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas II e IV estão incorretas.

    C) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III estão incorretas.

A fototransdução é um fenômeno de transmissão do sinal fotoquímico envolvendo proteínas de membrana, sistemas de 2º mensageiros e por fim uma forma diferente de transmissão do potencial eléctrico celular. Na camada de fotorreceptores, na retina, identificamos quatro tipos diferentes de células caracterizadas pela sua forma, distribuição espacial, características bioquímicas e capacidade de absorção de luz de diferentes comprimentos de onda. Estes tipos celulares agrupam-se em dois tipos de fotorreceptores, os cones e os bastonetes. Disponível em: SOUSA, A. Rocha. Fototransdução. Modelo de transmissão do sinal através de membranas celulares. Acta Oftalmologica, v. 11, p. 19-30, 2001. Diante do exposto e tendo em vista os comprimentos de onda, são visíveis a olho nu as cores do espectro:

    A) Verde 495-570nm aproximadamente.

    B) Azul 380-450nm aproximadamente.

    C) Violeta 590-620nm aproximadamente.

    D) Vermelho 450-495nm aproximadamente.

Antibióticos são medicamentos de escolha para tratar de infecções de origem bacteriana. O antibiótico ideal para o tratamento de processos infecciosos deve possuir, acima de tudo, atividade contra o microrganismo causador da patologia, deverá ter uma boa penetração e difusão no local da infecção, boa tolerância, poucos efeitos adversos, dentre outras características. Atualmente, existe uma grande preocupação em relação ao seu uso, por diversas bactérias já possuírem resistência aos medicamentos rotineiramente prescritos, ademais, a antibioticoterapia oferece alguns riscos, a exemplo da nefrotoxicidade de alguns destes fármacos. Considere o caso seguir para responder o que se pede: Na técnica de macrodiluição para inibição do crescimento bacteriano por Concentração Inibitória Mínima (CIM), o Bioquímico necessita verificar o potencial inibitório da cefatolina em duas concentrações diferentes: Para a primeira, precisa testar 24mL de uma solução cefalotina a 0,05mol/L, no entanto, para o teste há apenas ampolas de 20mL com concentração igual a 0,10mol/L. Já para a segunda, necessita preparar uma solução na concentração de 0,02% p/V do fármaco. Calcule o volume em microlitros de cefalotina 0,10 mol/L que deve ser aspirado da ampola para se obter a concentração necessária e, também, calcule o valor em gramas de antibiótico necessários para preparar a segunda concentração.

    A) 1200uL e,025g respectivamente.

    B) 2000uL e 0,5g respectivamente.


    C) 1000uL e 0,25g respectivamente.

    D) 12000uL e 0,05g respectivamente.

Na química orgânica, o ramo da ciência que se ocupa em estudar a diversidade de arranjos espaciais das moléculas, bem como consequências estruturais e funcionais, chama-se estereoquímica. Para tornar mais fácil a visualização da estrutura das moléculas, alguns tipos de projeções estruturais foram propostos com o passar do tempo.
Considere as proposições a seguir: Na química orgânica, além da projeção de Fisher adotou-se o a projeção de Haworth para representar monossacarídeos em sua forma cíclica. Na projeção de Haworth, os grupos que são direcionados para a direita na estrutura de Fischer recebem uma orientação para baixo na estrutura, já os que são direcionados para a esquerda bem como o grupo terminal (-CH2OH) recebem uma orientação para cima, mas esta representação não é fiel às moléculas como observadas na natureza PORQUE As moléculas representadas pelas projeções de Haworth são representações distorcidas das moléculas reais, uma vez que as ligações entre átomos não são planares e deveriam ser modificadas devido ao seu ângulo. Diante do exposto, é correto afirmar sobre as proposições que:

    A)

    As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.



    B) As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

    C) A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.

    D) A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...