Questão número 657190

Na química orgânica, o ramo da ciência que se ocupa em estudar a diversidade de arranjos espaciais das moléculas, bem como consequências estruturais e funcionais, chama-se estereoquímica. Para tornar mais fácil a visualização da estrutura das moléculas, alguns tipos de projeções estruturais foram propostos com o passar do tempo.
Considere as proposições a seguir: Na química orgânica, além da projeção de Fisher adotou-se o a projeção de Haworth para representar monossacarídeos em sua forma cíclica. Na projeção de Haworth, os grupos que são direcionados para a direita na estrutura de Fischer recebem uma orientação para baixo na estrutura, já os que são direcionados para a esquerda bem como o grupo terminal (-CH2OH) recebem uma orientação para cima, mas esta representação não é fiel às moléculas como observadas na natureza PORQUE As moléculas representadas pelas projeções de Haworth são representações distorcidas das moléculas reais, uma vez que as ligações entre átomos não são planares e deveriam ser modificadas devido ao seu ângulo. Diante do exposto, é correto afirmar sobre as proposições que:

    A)

    As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.



    B) As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

    C) A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.

    D) A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...