Questão número 657193



Farmacocinética é o termo usado para descrever o percurso de um fármaco no organismo desde que é administrado. A absorção dos fármacos ocorre através de inúmeros mecanismos para exploração e rompimento de barreiras. Uma vez absorvido, o fármaco utiliza sistemas de distribuição dentro do organismo, ao exemplo do sistema linfático e hematopoiético, a fim de alcançar seu órgão-alvo numa concentração apropriada. Disponível em: ZAMITH, Maria Novais Barbosa Forrester. Interação fármaco-nutriente em doentes oncológicos. Ciclo de estudo: 1º Ciclo de Ciências da Nutrição. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto - Porto, 2019. Assume-se, numa situação hipotética, que três fármacos (X, Y e Z) com a mesma biodisponibilidade, volume de distribuição e depuração foram administrados à um paciente em doses idênticas, conforme gráfico abaixo:
Observando o gráfico acima pode-se dizer que:

    A) O fármaco X é absorvido lentamente, o fármaco Z sofre absorção rápida, enquanto a velocidade de absorção do fármaco Y situa-se entre as dos fármacos X e Z.

    B) O fármaco Y é absorvido lentamente, o fármaco X sofre absorção lenta, enquanto a velocidade de absorção do fármaco Z situa-se entre as dos fármacos X e Y.

    C) O fármaco X é absorvido rapidamente, o fármaco Z sofre absorção lenta, enquanto a velocidade de absorção do fármaco Y situa-se entre as dos fármacos X e Z.

    D) O fármaco X não é absorvido, o fármaco Z sofre absorção rápida, enquanto a velocidade de absorção do fármaco Y situa-se entre as dos fármacos X e Z.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...