Questão número 657279

Nos escritos sobre a técnica psicanalítica, Sigmund Freud deixou estabelecido um conjunto de procedimentos e recursos utilizados com seus pacientes. Sobre o trabalho técnico psicanalítico desses direcionamentos, é INCORRETO afirmar:

    A) Um dos principais conceitos relativos à técnica psicanalítica é o de resistência, que pode ser conceituada como deslocamento de energia libidinal de uma representação objetal inconsciente para uma representação-palavra pré-consciente. Entre estas representações é estabelecido um tipo de relação associativa, que pode ser de contiguidade, analogia ou oposição.

    B) O objetivo de um trabalho psicanalítico é a integração e apropriação do sujeito à sua dimensão desejante e afetiva; contudo, buscando eleger quando e como conduzir-se diante dessa dimensão. E ainda, agindo por meio de um ego mais pré-consciente e mais livre das imposições superegoicas.

    C) A técnica psicanalítica tem como uma de suas funções ser recurso no trabalho analítico para que pacientes acessem sua dinâmica inconsciente, preenchendo as lacunas mnêmicas, ocorridas durante o desenvolvimento da sexualidade, pela ação da repressão.

    D) A técnica psicanalítica visa que as pessoas atendidas obtenham um maior conhecimento do ego, principalmente dos mecanismos de defesas inconscientes e das resistências, bem como tenham algum conhecimento de seu id, pulsões e de seu superego.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...