A problemática da repetência e da evasão vem permeando,  historicamente, o sistema escolar, numa demonstração  de que o Estado,
						
						-                              A.                                                  é omisso em relação às políticas educacionais, uma  vez que as políticas econômicas ainda não permitem  atenção às áreas sociais.
 -                              B.                                                  não consegue oferecer um ensino de qualidade, dada  as dificuldades de aprendizagem que as crianças  das camadas populares apresentam ao entrar na  escola.
 -                              C.                                                  além de não ter garantido a universalização da escola  pública para todos, também não tem conseguido  garantir aos que nela ingressam a sua permanência  com qualidade.
 -                              D.                                                  tem investido substancialmente nas áreas sociais,  sem contudo, ter encontrado métodos adequados ao  déficit cultural da maioria das famílias de baixa  renda.
 -                              E.                                                  ao propor uma política educacional que não  apresenta articulação entre os sistemas de ensino  público e privado, privilegia a manutenção das  diferenças sociais.