Questão número 660220

O texto a seguir foi extraído de uma biografia de Dom Pedro II, Imperador do Brasil, escrito em 1889. Leia-o atentamente para responder a próxima questão.

“Confesso francamente que não ousaria jamais narrar, mesmo sumariamente, a vida de D. Pedro II, imperador constitucional do Brasil, se ele não me houvesse aparecido, não como soberano, mas como filósofo; não como senhor de seu povo – pois não é um rei absoluto, um autocrata – mas como filantropo, amigo da humanidade, benfeitor de sua pátria. Não vou falar de um monarca, mas do chefe de uma ‘democracia coroada’, como a denominou recentemente o presidente da República Argentina, referindo-se à nação brasileira. Vou falar a respeito do primeiro cidadão desse grande e belo país, onde reina um sentimento de democracia, de nivelamento das classes sociais, de independência em todas as manifestações do livre arbítrio, diferente de muitos outros Estados, mesmo os de forma republicana. Além disso, D. Pedro II é o mais puro modelo do verdadeiro patriotismo, do desinteresse, do amor à liberdade, da dedicação ao progresso. Darei a conhecer esse príncipe ilustre que soube conquistar o amor de seu povo, como o respeito e a admiração de toda a Europa, dirigindo, há cinquenta anos, a surpreendente evolução de sua pátria, presidindo a uma das maiores obras de transformação social realizadas no presente século”.
(Trecho com adaptações).
Em relação à interpretação do texto, pode-se afirmar que o seu autor:

    A) se sentiu constrangido a escrever uma biografia do imperador, a despeito de sua opinião pessoal sobre o assunto.

    B) apresenta uma visão extremamente positiva sobre o seu biografado, bem como a respeito da monarquia brasileira.

    C) faz um elogio à figura do imperador, mas não deixa de pontuar sua insatisfação com as formas monárquicas de governo.

    D) concorda com a visão expressa pelo presidente da Argentina, segundo o qual não podem coexistir democracia e monarquia.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...