Questão número 660279

A Educação Física no Brasil surgiu em uma época conservadora e passou por inúmeras transformações, desde a sua origem até os dias atuais e todas as tendências que surgiram influenciaram na formação do profissional de Educação Física. De acordo com Darido (2003), diferentes tendências surgiram durante os tempos:

I. Abordagem crítico-emancipatória: centrada no ensino do esporte em sua melhor maneira didático-pedagógica. Tem enfoque na competência crítica e eman¬- cipatória no ensino dos esportes, buscando tornar esse ensino de maneira diferente das históricas abordagens autoritárias e domestificadoras.
II. Abordagem crítico-superadora: baseada no Marxismo e no neo-marxismo, tem um discurso amplamen¬- te voltado para justiça social. Valoriza a compreensão de fatos históricos e utiliza a realidade como parte integrante do processo de aprendizagem. O objetivo não apenas aprender o jogo, a dança e a ginástica apenas por aprender, mas devem ser aprendidos na sua totalidade enquanto conhecimentos construídos.
III. Abordagem humanista: baseia-se no princípio de desvalorização do ser humano. Apropria-se da cultura corporal como meio de conseguir fins lucrativos. O educador afasta-se efetivamente do ambiente escolar no qual atua, sendo um agente indiferente dos estudantes.
IV. Abordagem tecnicista: é voltada para o aprimoramento de técnicas e gestos educacionais. É trabalhada de forma compensadora por conta de gestos técnicos na busca do “aprendizado”. Costuma estar atrelada a busca por resultados em vestibulares.
V. Abordagem da atividade física para promoção da saúde: essa abordagem busca trazer o estímulo a hábitos cada vez mais saudáveis aos educandos. Isso ocorre tanto por educar para que eles vivam dentro de suas possibilidades, estilos de vida saudável, quanto realizando atividades físicas lúdicas, mas que ajudam do desenvolvimento motor infantil e no crescimento saudável.

É CORRETO o que se afirma em:

    A) Somente I, II e III estão corretos.

    B) Somente I, III e V estão corretos.

    C) Somente III, IV e V estão corretos.

    D) Somente I, II e V estão corretos.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...