Questão número 660288

O Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou coletivo, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais podem ser propostas soluções. A respeito dos objetivos do Psicodiagnóstico assinale a alternativa CORRETA:

I - O processo do psicodiagnóstico tem um objetivo específico, relacionado aos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.
II - Um psicodiagnóstico pode ter o objetivo de prevenção; visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.
III - Um objetivo possível é o de prognóstico, que depende fundamentalmente da classificação nosológica, e, neste sentido, não é privativo do psicólogo. Este pode trazer contribuição importante, pois pode avaliar condições que possam ter influência no curso do transtorno.
IV - O objetivo da perícia forense é resolver questões relacionadas a investigação criminal, avaliação de características da personalidade, avaliação de comprometimentos psicopatológicos relacionados a infrações da lei.

    A) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

    B) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

    C) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

    D) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...