Questão número 660291

“Assim, por duplo da doença mental é entendido tudo aquilo que se constrói em termos institucionais em torno do internado: é a face institucional da doença mental, que é construída a partir da negação da subjetividade do louco, da negação das identidades, a partir da objetivação extrema da pessoa enquanto objeto de saber. (...)” (AMARANTE, Paulo D. C. O Homem e a Serpente. Rio de Janeiro. Ed. Fiocruz, 1996. P.85) Sobre o tema, assinale a alternativa ERRADA:

    A) O primeiro e mais fundamental ato terapêutico envolve o enfrentamento do duplo do sujeito, revelando e sistematizando sinais e sintomas, possibilitando sua avaliação diagnóstica.

    B) O duplo da doença mental se sobrepõe à doença, que surge como consequência do processo de institucionalização, que homogeneíza, objetiva e serializa a todos que nela se inserem.

    C) O processo de desconstrução do conceito de doença mental aponta para a busca e identificação da estruturação do duplo da face institucional da doença, que encobre o sujeito.

    D) O duplo da doença mental, na instituição, é constituído por um conjunto de formas de lidar, olhar, sentir o internado, a partir daquilo que se supõe ser o louco e sua loucura.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...