Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e  sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera  localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.  
Nessa perspectiva, uma proposta educacional
						
						-                              A.                                                  não deve adotar uma pluralidade de currículos, pois estes dificultam a unidade de conhecimentos de uma nação.
-                              B.                                                  exige uma base nacional comum, a ser complementada pelo conhecimento específico de cada etapa da educação básica.
-                              C.                                                  necessita atender as experiências compatíveis aos projetos instituídos pela administração pública em exercício.
-                              D.                                                  não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas.
-                              E.                                                  precisa partir da realidade dos alunos e professores para viabilizar a compreensão de conceitos abstratos.