Na trajetória da educação brasileira, em muitos momentos e experiências, o planejamento assumiu uma função essencialmente  burocrática e de controle do trabalho alheio, tanto no âmbito da organização dos sistemas de ensino, quanto no interior de  nossas escolas. Esse modelo de planejamento burocratizado se sustenta
						
						-                              A.                                                  na divisão do trabalho, na fragmentação da ação educativa e em concepções de caráter predominantemente instrumental  e técnico do planejamento.
-                              B.                                                  na gestão democrática da educação que implica no planejamento participativo e no fortalecimento dos processos mais que  dos produtos.
-                              C.                                                  no conhecimento técnico-político dos procedimentos de organização e em práticas participativas para aprovação do plano  proposto.
-                              D.                                                  na concepção neoliberal da educação e da escola que zela pela construção da liberdade profissional e autonomia  institucional.
-                              E.                                                  na perspectiva da função de mediador e articulador do trabalho coletivo na educação, em seus diferentes níveis,  empoderando os agentes.