Em sala de aula, o professor pode e deve usar instrumentos de  avaliação distintos da tradicional prova escrita. Esses instrumentos  alternativos podem ser utilizados para desenvolver, além do aspecto  cognitivo, outras habilidades relacionadas à matemática.  
Com relação a instrumentos de avaliação alternativos, assinale  a opção correta.
						
						-                              A.                                                  Testes coletivos devem ser evitados: o aluno que não domine  o conteúdo em avaliação será beneficiado por aqueles que  já o tenham absorvido, o que prejudica a avaliação.
 -                              B.                                                  Produções escritas pelos alunos, de forma individual ou em  grupo, realizadas a partir de situações-problemas, também  servem como instrumentos de avaliação.
 -                              C.                                                  Testes-relâmpagos e de surpresa não são recomendados nas  avaliações: o aluno não terá tempo hábil para estudar  e se preparar para essas avaliações.
 -                              D.                                                  Os testes individuais em duas fases são recomendados como  instrumentos alternativos de avaliação: em uma primeira fase,  o aluno realiza o teste na sala de aula, durante determinado  tempo; depois, durante um período maior de tempo, retoma a  avaliação para detectar os erros cometidos, sem a ajuda  do professor.
 -                              E.                                                  O professor deve evitar entrevistas e conversas informais para  avaliar o aluno: questionamentos verbais podem provocar  medo no aluno e fazê-lo sentir mais dificuldades com  a matemática.