As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a  posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da  escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática  escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o  papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia  liberal
						
						-                              A.                                                  considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os  procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social  e ao cotidiano dos alunos.
 -                              B.                                                  propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista,  que o processo educativo privilegie as necessidades e os  interesses individuais para a adaptação ao meio social.
 -                              C.                                                  propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a  experiência direta do estudante sobre o meio social,  considerando-o sujeito do conhecimento.
 -                              D.                                                  considera que a função da escola é preparar os indivíduos para  o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas  vigentes na sociedade de classes.
 -                              E.                                                  subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada  progressivista/tecnicista e libertadora.