Os debates atuais acerca da prática educativa apontam, dentre outras questões, para o surgimento de uma nova  educação em que pesem as relações entre teoria e prática. Esse ponto de vista defende que:
						
						-                              A.                                                  A educação é um conceito que supõe o processo de desenvolvimento integral do ser humano atrelado  fundamentalmente à educação formal.
-                              B.                                                  Educação é, exclusivamente, um veículo transmissor de valores historicamente herdados e isentos de rupturas  sociais, políticas e econômicas.
-                              C.                                                  A educação deve instrumentalizar o ser humano como um ser capaz de agir sobre o mundo e, ao mesmo tempo,  compreender a ação exercida. Sua tarefa mais importante consiste em transpor os grandes ideais universais e  sociais para a vida cotidiana e concreta do homem.
-                              D.                                                  A teoria e a prática pedagógicas, constatada a sua intencionalidade, serão mais coerentes, se souberem  explicitar e determinar as relações sociais hierarquizadas.
-                              E.                                                  O surgimento de um novo paradigma tecno-econômico, originário da conjugação da tecnologia do computador  com a das telecomunicações para o trabalho, determina antecipadamente os fins a serem atingidos no processo  pedagógico.