Discutir sobre planejamento numa proposta participativa, bem como a construção de projetos pedagógicos,  significa, entre outros procedimentos:
						
						-                              A.                                                  Consolidar a idéia de autonomia dos órgãos centrais e intermediários que definem a política pública de um país  democrático representativo.
 -                              B.                                                  Reconhecer que a escola não se prospecta como instituição social, mas como organização que objetiva refletir  as contradições da sociedade capitalista e, planejar a partir dos elementos que compõem os processos sociais  dominantes para a conquista da cidadania.
 -                              C.                                                  Perceber que a elaboração de documentos dessa natureza se constituem como instrumental sobretudo  administrativo, para garantir a manutenção dos espaços educacionais.
 -                              D.                                                  Localizar exclusivamente no pedagógico da escola a pretensão de que esta  a escola - seja formadora de  sujeitos imbuídos do propósito de democratização.
 -                              E.                                                  Identificar que o eixo da reflexão em torno da capacidade de planejar de forma participativa e seu produto  o  projeto político-pedagógico da escola  propõe possibilitar a vivência da prática reflexiva, democrática e  democratizante para a construção de identidades, escola e sujeitos.