É notável que as grandes transformações na educação brasileira, em termos de universalização do acesso e  consolidação de um projeto de educação para todos, tenham ocorrido muito recentemente. No final da década de  1970 e início da de 1980 iniciou-se a expansão da rede pública de ensino no Brasil. A Constituição Federal de 1988,  com todas as contradições enfrentadas, ajudou a consolidar e projetar a ideia política de uma educação republicana e  democrática. No Brasil destaca-se, a partir da década de 1990, a estruturação dos elementos centrais que  possibilitaram a expansão e a consolidação da educação básica pública: diretrizes, financiamento e avaliação. Nesse  sentido, são marcos importantes, EXCETO:
						
						-                              A.                                                  A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece  princípios e direitos, determinando competências para sua garantia.
-                              B.                                                  Os mecanismos transparentes de financiamento, com a criação do Fundef (1996) e posterior Fundeb (2007)  o Fundo  de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
-                              C.                                                  A implantação do programa cultural do MOBRAL, criado com o objetivo de dar prosseguimento à formação  acadêmica do indivíduo. Vislumbrava a disseminação da cultura, valorizava e preservava os valores vigentes.
-                              D.                                                  A implantação de mecanismos de avaliação periódicos com dados publicados. Na década de 1990 teve início o  Provão, que avaliava os cursos do Ensino Superior e durou de 1996 a 2003. Para a Educação Básica destaca-se a  criação, em 2007, do Ideb  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.