O processo de elaboração do projeto político-pedagógico  de uma instituição educacional contou com a participação  de lideranças locais, incluindo alguns jovens ex-alunos  que organizam as festas temáticas no entorno do colégio.  Considerando-se os pilares democracia representativa e  democracia participativa, a participação social e popular  deve ser entendida como uma
						
						-                              A.                                                  forma de atender a todas as exigências burocráticas,  bem como às recomendações técnicas, orientações  e parâmetros dos documentos que regulam as ações  apresentadas pelas Secretarias de Educação e pelos  Conselhos Educacionais.
 -                              B.                                                  aposta para se conseguir melhorar a qualidade da  Educação e das políticas educacionais, já que tais iniciativas  favorecem a criação de espaços de deliberação  coletiva e de avaliação permanente do instituído  como ideário para o projeto educativo.
 -                              C.                                                  etapa a mais da execução do projeto político-pedagógico,  tendo em vista as próximas ações a serem  desenvolvidas para o convencimento do coletivo da  instituição escolar.
 -                              D.                                                  lógica colaborativa que faz sentido apenas na etapa  da elaboração do documento a ser apresentado quando  da avaliação dos órgãos que analisam os processos  internos da instituição educativa.
 -                              E.                                                  novidade a ser questionada, podendo interferir negativamente  no plano instituído com base em uma organização  interna e desestabilizar as práticas construídas  pelos profissionais por impor a presença de pessoas  de fora da comunidade escolar.