Questão número 80142

Considere hipoteticamente uma paciente de 54 anos de idade, portadora de diabetes tipo 2 bem compensada, com periodontite crônica severa generalizada. Após terapia periodontal básica (fase 1), seguida de reavaliação periodontal e segundo momento de raspagem e alisamento radicular, ela apresentou melhora significativa com redução da profundidade de bolsa e do sangramento à sondagem na maioria dos sítios, porém com redução discreta da profundidade de sondagem e persistência do sangramento em algumas poucas bolsas periodontais mais profundas no segundo sextante. Como terapia periodontal complementar, optou-se por realizar cirurgia periodontal de acesso para raspagem.

Considerando que a linha do sorriso é alta, e o tecido gengival é delgado, assinale a alternativa correta.

  • A. Observa-se que a referida paciente não é candidata à cirurgia periodontal por ser portadora de diabetes tipo 2.
  • B. Deve-se optar por um retalho do tipo envelope, com incisão intrasulcular e preservação de papila, sempre que possível.
  • C. Pode-se optar por um retalho de Widman modificado, por se tratar de um retalho conservador, mas que remove a parede interna da bolsa periodontal.
  • D. Deve-se optar por cirurgias para remoção das bolsas remanescentes, por meio de gengivectomia, de maneira a evitar a recidiva da doença periodontal.
  • E. Deve-se optar por um retalho Widman convencional, porque as incisões relaxantes favorecerem a melhor visualização do campo operatório.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...