Questão número 83801

Em relação ao escoamento superficial,

  • A. uma barragem acumulando a água em seu reservatório por ocasião de uma chuva intensa, tende a aumentar as vazões máximas do escoamento superficial e acelerando a sua propagação para jusante.
  • B. o coeficiente de escoamento superficial, ou coeficiente de deflúvio superficial, ou ainda coeficiente de runoff, C, é definido pela razão do volume de água precipitada por ocasião de uma chuva, pelo volume total da água escoada.
  • C. os principais fatores que exercem influência no escoamento superficial são de natureza florestal (relacionados à cobertura e uso do solo), geológicos (determinados pelas rochas aflorantes) e decorrentes da ação antrópica (uso do solo e obras hidráulicas realizadas no rio e no seu entorno.
  • D. a respeito da influência da forma da bacia hidrográfica sobre o escoamento superficial gerado por uma dada chuva podese dizer que as bacias alongadas tendem a concentrar o escoamento no canal principal que drena a bacia, aumentando os riscos de inundação.
  • E. as grandezas que caracterizam o escoamento superficial em uma bacia hidrográfica são: a vazão do curso d’água principal, o coeficiente de escoamento superficial (runoff) da bacia, a precipitação efetiva, o tempo de concentração, a frequência de ocorrência das vazões e o nível de água que se correlaciona com a vazão.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...