Questões sobre Gestão Estratégica

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Suponha que uma organização pretende reestruturar determinadas áreas críticas, bem como adotar algumas medidas mais imediatas para resolução de problemas verificados em tais setores, alguns dos quais com potencial de gerar prejuízos relevantes. Dentro de tal escopo, aventou-se a utilização da denominada Matriz GUT, o que, dada a situação narrada, afigura-se

    A) impertinente, pois se trata de ferramenta utilizada no planejamento estratégico das organizações, e não em ações corretivas, identificando metas (goals); utilidades (utilities); e tendências de mercado (trends).

    B) pertinente, eis que se trata de metodologia consagrada para mapeamento dos processos da organização, a qual poderá ser bastante útil na etapa de reestruturação.

    C) pertinente, eis que se trata de ferramenta que auxilia na priorização da resolução de problemas, classificando-os de acordo com a gravidade, urgência e tendência.

    D) impertinente, pois se trata de ferramenta típica de gerenciamento de riscos, aplicada preventivamente, de acordo com as medições de probabilidade de ocorrência e de extensão do dano.

    E) pertinente, eis que se trata de ferramenta útil tanto para a reestruturação de processos, como para aplicação de medidas corretivas pontuais, baseada no conceito “gerenciamento útil para tratamento”, que minimiza as intervenções estruturais.

Suponha que determinada entidade pública pretenda introduzir planejamento estratégico como forma de melhor alinhamento entre sua atuação e os objetivos públicos que deve perseguir. Nesse contexto, defrontou-se, inicialmente, com a necessidade de identificar a “visão” da entidade, ou seja,

    A) identificar as forças e fraquezas existentes na organização, a partir de uma análise interna que responda à pergunta: quais são as habilidades necessárias para que a entidade atinja seus objetivos?

    B) definir a razão de ser da entidade, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus colaboradores, respondendo à pergunta básica: para que existimos?

    C) realizar uma avaliação do cenário externo no qual a organização está inserida, respondendo à indagação: quais as oportunidades e ameaças que se apresentam no momento atual e futuro?

    D) responder à pergunta: onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro?; devendo a resposta ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um consenso dos membros da entidade.

    E) conhecer a cultura da organização, respondendo à pergunta: quais são os valores e os ideais individuais e coletivos dos seus integrantes?

A função administrativa Planejamento é essencial para que a organização alcance seus objetivos. O planejamento elaborado pelos diretores, englobando a organização como um todo e sua interação com o ambiente, é denominado:

    A) Planejamento estratégico.

    B) Planejamento global.

    C) Planejamento tático.

    D) Planejamento de mercado.

    E) Planejamento negocial.

Um papel “é um conjunto de expectativas de comportamento de um gerente” (Daft, 2010, p. 21). No desempenho de suas funções, os administradores desempenham papéis diversos, agrupados em três categorias, segundo a tipologia proposta por Mintzberg. Uma categoria de papéis envolve os “eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção” (Chiavenato, 2003, p. 8).
São papéis dessa categoria:

    A) líder; empreendedor;

    B) empreendedor; disseminador;

    C) líder; negociador;

    D) solucionador de conflitos; administrador de recursos;

    E) administrador de recursos; monitor.

Um candidato foi aprovado em um concurso público e assumiu o cargo de diretor financeiro — um cargo de nível estratégico.
Em um cargo desse nível, o funcionário necessitará, preponderantemente, para seu bom desempenho, de habilidades relativas à:

    A) capacidade de se relacionar, comunicar e compreender as atitudes e motivações das pessoas e liderar grupos;

    B) visão da organização como um todo, trabalhando ideias e conceitos, teorias e abstrações;

    C) capacidade de usar técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação;

    D) comunicação com stakeholders externos e desempenho de papéis decisórios;

    E) capacidade de conseguir esforços coordenados dos membros de sua equipe para alcance dos objetivos e metas.

Um administrador acaba de assumir a chefia da área de TI da organização em que trabalha. Os membros da equipe são especialistas em suas áreas de atuação, têm bastante experiência e seu trabalho é muito valorizado pela organização. No entanto, o grupo resiste ao novo chefe e não demonstra interesse em desempenhar as suas atribuições. Na situação descrita, pela teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, o estilo de liderança adequado seria:

    A) diretivo;

    B) persuasivo;

    C) participativo;

    D) orientado para resultados;


    E) delegador.

Em todas as áreas funcionais de uma empresa, os administradores exercem as funções administrativas. São exemplos de desempenho das funções planejamento e controle na área de finanças, respectivamente:

    A) definição da estrutura de financiamento; aplicação de recursos financeiros;

    B) aplicação de recursos financeiros; análise da rentabilidade da organização;

    C) elaboração de orçamentos; remuneração dos funcionários com opções de ações;

    D) elaboração de projetos de investimento; monitoramento do desempenho financeiro da organização;

    E) definição da estrutura de financiamento; implementação de política de participação nos lucros.

Nas organizações contemporâneas, o trabalho em equipe vem sendo amplamente adotado em substituição às hierarquias rígidas que separam a decisão da execução do trabalho. Em contextos adequados, as equipes eficazes geram sinergias positivas que melhoram o desempenho da organização – cabendo aos gestores a avaliação da adequação e dos custos e benefícios da adoção da prática. Nas equipes eficazes, alguns fatores estão presentes.
Entre eles, destaca-se:

    A) reduzida diversidade dos membros;

    B) propósito comum;

    C) liderança orientada à tarefa;

    D) tarefas independentes;

    E) forte pensamento de grupo (groupthink).

Uma das variáveis estruturais dos grupos é o status, ou seja, a posição social definida ou atribuída aos membros do grupo. Diferenças de status entre os membros de um grupo derivam de diferentes fontes e têm efeitos importantes sobre o funcionamento dos grupos.
Entre esses efeitos, pode-se destacar que:

    A) as diferenças de status promovem a diversidade de ideias e a criatividade;

    B) o status que deriva da expertise técnica dos membros do grupo anula o poder formal do chefe;

    C) o status que deriva das características pessoais dos membros do grupo tende a ser percebido como injusto;

    D) membros do grupo com maior status são mais propensos à folga social;

    E) membros do grupo com maior status tendem a apresentar mais resistência à pressão por conformidade.

Nas equipes autogerenciadas, é comum que a rede de comunicação seja do tipo “todos os canais”.
Esse tipo de rede de comunicação é mais eficaz que a rede do tipo “cadeia” quando o foco está na:

    A) rapidez na solução de problemas;

    B) emergência de um líder;

    C) satisfação dos membros da equipe;

    D) precisão da comunicação;

    E) estruturação das tarefas.

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