Questões de Administração Geral da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração Geral da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma importante ferramenta para auxiliar as organizações nos trabalhos de análise e melhoria de seus processos de negócio é a matriz GUT. Com relação ao emprego adequado da matriz GUT, é correto afirmar que

    A) ela é a ferramenta mais adequada a ser empregada quando os dados a serem utilizados apresentam valores numéricos em grande quantidade.

    B) o custo da não adoção de uma ação corretiva a um problema identificado e o tempo necessário para implementar a ação corretiva são fatores considerados no uso adequado dessa ferramenta.

    C) o nome GUT é um acrônimo formado com as iniciais das palavras grandeza, urgência e tempo, que são as palavras-chave dessa ferramenta.

    D) um problema considerado como uma das fontes de determinado resultado negativo será excluído dessa ferramenta durante sua elaboração, caso apresente grande probabilidade de redução de seu impacto ao longo do tempo, independentemente da adoção de qualquer ação corretiva.

    E) as prioridades de ação são estabelecidas de acordo com a ordem crescente dos resultados finais obtidos.

A gestão de processos

    A) possibilita aos gestores envolvidos ter mais clara visão vertical da organização.

    B) é estruturada com base nas competências específicas das unidades organizacionais.

    C) tem como áreas do conhecimento o gerenciamento departamental de processos, a organização do gerenciamento de processos e a transformação de processos.

    D) facilita o gerenciamento das diversas interfaces entre unidades organizacionais.

    E) tem as relações hierárquicas como ponto central de seus trabalhos.

Uma organização constatou elevado índice de insatisfação de seus clientes, o que começava a provocar perdas de negócios e diminuição dos resultados. Para atuar no problema, a diretoria determinou que fossem realizados estudos com vistas a identificar: (I) os fatores organizacionais que provocavam tamanha insatisfação; e (II) os fatores para os quais se destinavam as maiores quantidades de reclamações, para que fosse possível estabelecer prioridades na implementação de ações corretivas.

Nessa situação, a equipe responsável deve utilizar como ferramentas prioritárias da qualidade para atender às demandas (I) e (II), respectivamente,

    A) gráfico de barras e folha de verificação.

    B) brainstorming e ciclo PDCA.

    C) diagrama de Ishikawa e diagrama de Pareto.

    D) histograma e gráfico de controle.

    E) 5W2H e diagrama de dispersão.

Uma organização buscava implementar ações eficazes para a gestão da qualidade total e, para isso, abandonou a aquisição de insumos com base apenas no preço, promoveu a segurança total dos envolvidos nos novos processos de gestão da qualidade e eliminou metas baseadas apenas na produção de grandes quantidades.

Nesse caso, as ações implementadas pela organização estão de acordo com os pressupostos da teoria de

    A) Joseph M. Juran.

    B) W. Edwards Deming.

    C) Armand V. Feigenbaum.

    D) Philip B. Crosby.

    E) Kaoru Ishikawa.

Assinale a opção que apresenta o arranjo organizacional que tem como vantagem o fato de as decisões serem tomadas mais rapidamente pelos próprios executores.

    A) diferenciação

    B) formalização

    C) integração

    D) centralização

    E) descentralização

Com relação ao conceito de cultura organizacional, é correto afirmar que a organização informal caracteriza-se, entre outros fatores, por

    A) atitudes e comportamentos.

    B) hierarquia de autoridade.

    C) objetivos e planos.

    D) órgãos e departamentos.

    E) cargos de direção e gerência.

Assinale a opção que indica o tipo de departamentalização que tem como vantagem a maior especialização das pessoas e como desvantagem a pouca interação interdepartamental.

    A) departamentalização por processo

    B) departamentalização por clientela

    C) departamentalização funcional

    D) departamentalização de base territorial

    E) departamentalização por produto

Na matriz GUT,

I a gravidade tem relação com a intensidade dos danos de um dado problema.

II a urgência tem relação com a temporalidade da eclosão dos danos causados por um problema.

III a tendência tem relação com o desenvolvimento de um dado problema na ausência de ação.

Assinale a opção correta.

    A) Apenas o item I está certo.

    B) Apenas o item II está certo

    C) Apenas os itens I e III estão certos.

    D) Apenas os itens II e III estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

Fatores críticos de sucesso, como aspectos fundamentais para que uma organização tenha sucesso em termos de desempenho e resultados, são elementos vinculados com a fase do controle como processo cíclico e interativo, conhecida como

    A) estabelecimento de padrões.

    B) comparação do desempenho.

    C) ação corretiva.

    D) avaliação do desempenho.

    E) ação preventiva.

A abordagem da administração orientada pelo entendimento de que as características ambientais condicionam as características organizacionais é baseada na teoria

    A) clássica.

    B) das relações humanas.

    C) da burocracia.

    D) neoclássica.

    E) da contingência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...