Questões de Administração Pública

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As dimensões da chamada accountability vertical incluem

    A) a existência de freios e contrapesos que permitem a mútua fiscalização entre poderes

    B) um conjunto de princípios e práticas organizacionais que orientam padrões de conduta.

    C) regras internas e comissões independentes que permitem a responsabilização de servidores públicos

    D) a existência de eleições e de reinvindicações sociais proferidas sem risco de coerção.

    E) a existência, no âmbito de um sistema qualquer, de ações rastreáveis como medida de segurança.

A reforma do Estado orientada pela expansão da administração indireta como forma de flexibilizar a administração, é fundamentalmente identificada com o(a)

    A) Decreto-lei n.º 200/1967

    B) Programa Nacional de Desburocratização (PrND).

    C) Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).

    D) Secretaria da Modernização (SEMOR).

    E) Plano Diretor de Reforma do Aparelho de Estado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da tipologia da avaliação de políticas públicas.

I Avaliação ex post é uma avaliação concebida e realizada em conjunto com a fase de planejamento e com o processo de implementação, sendo efetivada quando a política, o programa ou o projeto se encontram em fase inicial.

II Avaliação jurídica consiste no exame da conformidade dos atos do gestor com a lei ao conduzir a política pública, o programa ou o projeto.

III Avaliação de resultados tem por objeto os resultados, também chamados de outputs, que representam bens ou serviços de um programa ou projeto necessários para que seus objetivos finais sejam alcançados.

IV Avaliação de conteúdo — tipo de avaliação com foco nos resultados e impactos — destina-se a informar os gestores para que estes decidam se a política ou o programa devem continuar, ser interrompidos ou ser alterados.

Estão certos apenas os itens

    A) I e III.

    B) I e IV.

    C) II e IV.

    D) I, II e III.

    E) II, III e IV.

Julgue os itens a seguir, no que se refere aos aspectos administrativos, econômicos, financeiros e técnicos do planejamento de políticas públicas no Brasil.

I Quanto aos aspectos administrativos, a existência de conflitos quanto à jurisdição, à competência e à distribuição de responsabilidades entre os diferentes níveis de governo e organizações do Estado e a pouca accountability dessas organizações dificultam o estabelecimento de um sistema político-institucional efetivo no planejamento.

II No tocante aos aspectos financeiros e econômicos que limitam o planejamento de políticas públicas, o Brasil, mesmo com uma quantidade razoável de recursos, não consegue direcionar um montante significativo de recursos para investimento em políticas públicas, o que limita a capacidade de planejamento.

III Com relação aos aspectos técnicos, a não evolução da capacidade de gestão do planejamento de políticas públicas consiste em um fator limitador; nesse sentido, os recursos humanos e equipamentos existem, e muitas organizações estatais estão capacitadas, mas o processo de planejamento de políticas públicas em geral exige a interação de diversas organizações dentro do Estado, e destas com a sociedade civil e o setor privado, o que precisa ser otimizado.

Assinale a opção correta.

    A) Apenas o item I está certo.

    B) Apenas o item II está certo.

    C) Apenas os itens I e III estão certos.

    D) Apenas os itens II e III estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao planejamento e à formulação de políticas públicas.

I A formulação e o desenvolvimento de políticas públicas seguem etapas sequenciais no chamado ciclo de políticas públicas; nesse ciclo, uma tarefa típica da etapa de construção de agendas é designar atores responsáveis pela execução de tarefas intermediárias para a implementação de um programa público.

II A criação de políticas públicas envolve unicamente as seguintes atividades, que compõem o ciclo das políticas públicas e ocorrem como uma progressão linear: formulação, implementação e avaliação.

III Na fase de implementação, regras, rotinas e processos sociais são convertidos de intenções a ações.

Assinale a opção correta.

    A) Apenas o item I está certo.

    B) Apenas o item II está certo.

    C) Apenas os itens I e III estão certos.

    D) Apenas os itens II e III estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

O processo de modernização do Estado brasileiro, surgido em um contexto de acelerada industrialização e caracterizado pela criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), está vinculado ao modelo de Estado

    A) gerencial.

    B) patrimonialista.

    C) da nova administração pública.

    D) burocrático.

    E) neoliberal.

Um dos indicadores do índice de eficiência judicial (IE-Jud) é a taxa de congestionamento, cuja finalidade é

    A) verificar se a unidade foi capaz de baixar processos, no mínimo, em quantidade igual ao número de processos novos.

    B) apurar o percentual de feitos judiciais parados há mais de cem dias no acervo da unidade ao final do período base.

    C) julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no período base.

    D) medir o percentual de casos que permanecem pendentes de solução ao final de um período base, em relação a tudo que tramitou no mesmo período.

    E) computar a média de processos baixados por servidor no período base.

Acerca de accountability, julgue os itens seguintes.

I A obrigação de prestar contas, o uso de boas práticas de gestão e a responsabilização pelos resultados advindos da utilização de recursos públicos integram o conceito de accountability.

II Valores tradicionais presentes na política brasileira, como a prática do clientelismo e o patrimonialismo, favorecem a prática de accountability.

III Os cidadãos fazem jus ao direito de cobrar que os maus gestores sejam responsabilizados por atos praticados com inobservância da lei ou do interesse público.

Assinale a opção correta.

    A) Apenas o item II está certo.

    B) Apenas o item III está certo.

    C) Apenas os itens I e II estão certos.

    D) Apenas os itens I e III estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

Como forma de participação institucional da cidadania na administração pública brasileira, existem conselhos gestores de políticas públicas e conselhos de direito. Assinale a opção que apresenta um exemplo de conselho destinado a operacionalizar ações de governo, de caráter específico, como as de segurança alimentar, merenda escolar, aleitamento materno e desenvolvimento rural.

    A) conselho de eventos

    B) conselho de programas

    C) conselho consultivo de governo

    D) conselho de defesa e promoção de direitos

    E) conselho de controle administrativo-financeiro e funcional

A Administração Pública passou por transformações e modelos distintos, neste sentido, sobre a Administração Pública Gerencial, é correto afirmar que:

    A) Trata-se do modelo voltado unicamente ao alcance dos resultados, deste modo, as normas devem ser afastadas, para que os resultados sejam atingidos.

    B) Este modelo está relacionado aos processos, assim, o controle de cada etapa se mostra mais relevante que os possíveis resultados.

    C) Possibilita práticas como nepotismo, fortalecendo, assim, o Princípio da Impessoalidade.

    D) O modelo preza pela centralização do poder decisório, evidenciado através de uma hierarquia vertical.

    E) No Modelo Gerencial, a atuação dos agentes públicos ocorre em observância ao ordenamento jurídico vigente. Neste modelo, há foco nos objetivos, mais autonomia, na gestão dos recursos materiais, financeiros e humanos, e o controle é realizado a posteriori.

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