Questões sobre Gestão do Conhecimento

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As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Torna-se necessária a proposição de uma pedagogia rigidamente definida e planejada com vistas ao permanente ajuste dos trabalhadores às constantes inovações do mundo do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

O novo projeto educativo exigido deve facilitar a aquisição de capacidades que permitam ao trabalhador reagir e ajustar-se continuamente às principais transformações do mundo do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

A construção de uma autonomia intelectual e ética configurase como uma das respostas exigidas pelas novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

A escolarização inicial e continuada é uma estratégia para que os trabalhadores se capacitem para enfrentar as mudanças ocorridas no mundo do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.

Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A apropriação de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos deve ocorrer na escola, ao passo que formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos não se desenvolvem no ambiente escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.

Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Novas formas de comunicação e de organização e de gestão dos processos sociais e produtivos devem ser buscadas por trabalhadores que já possuam os devidos conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.

Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A nova relação do trabalhador com o conhecimento pressupõe a internalização de uma série de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às organizações de aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

Pessoas com elevado nível de habilidades em diversos aspectos e domínio pessoal estão normalmente em um estado contínuo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito denominado

  • A. socialização.
  • B. externalização.
  • C. combinação.
  • D. internalização.
  • E. rede social.
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