Questões sobre Gestão por Competência

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A respeito de gestão por competência, julgue os itens que se seguem.

A gestão baseada nas competências, definida pela corrente teórica de recursos humanos, compreende identificar, planejar, desenvolver e administrar as competências organizacionais e humanas de forma interdependente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Na acepção atual vinculada à gestão por competências, o significado de competência está associado a características individuais observáveis capazes de predizer ou causar desempenho superior ou efetivo no trabalho ou em outra situação de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

No modelo de gestão por competências, percebe-se uma tendência de redução da oferta de treinamento pelo processo formal e pontual, do tipo cardápio, em favor da prática de se incentivar o despertar constante das necessidades de autodesenvolvimento e da aplicação de técnicas de aprendizado no local de trabalho (on the job).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A implantação de um modelo de gestão por competências tem características botton-up, pois é pela emersão das competências individuais que se formam as competências organizacionais e, conseqüentemente, o mapa estratégico da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A concepção da gestão por competências pressupõe a transição de uma atuação predominantemente operacional para um modelo mais orgânico de gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico e organizacional.

A gestão de competências nas organizações pressupõe o adequado mapeamento de conhecimentos, habilidades e atitudes, individuais e organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico e organizacional.

Autores modernos do tema gestão de competências, como Prahalad e Hamel, partem da premissa de que a competência ou o desempenho individual exercem influência na competência ou desempenho da organização, não sendo influenciados pelo desempenho organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na coluna A, à esquerda, identificam-se dois tipos de competências, segundo Nisembaum, e na coluna B, à direita, caracteriza-se cada competência.

Solicita-se relacionar a coluna A com a coluna B e assinalar a opção que indica as relações corretas.

  • A.

    AI - BII; AI - BIV; AII - BI; AII - BIII.

  • B.

    AI - BI; AI - BIV; AII - BII; AII - BIII.

  • C.

    AI - BII; AI - BIII; AII - BI; AII - BIV.

  • D.

    AI - BI; AI - BII; AII - BIII; AII - BIV.

  • E.

    AI - BI; AI - BIII; AII - BII; AII - BIV.

Selecione a opção que completa corretamente a frase a seguir. Para agregar valor às organizações e aos indivíduos, as competências devem ser entendidas como

  • A.

    um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, agregando valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

  • B.

    um saber agir focado nas pessoas que implica saber aprender e transferir conhecimentos, ampliando o número de clientes da organização e possibilitando maiores ganhos para o indivíduo.

  • C.

    um saber agir focado nas pessoas que implica adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes, agregando valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

  • D.

    um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, ampliando o número de clientes da organização e possibilitando maiores ganhos para o indivíduo.

  • E.

    um saber agir responsável e reconhecido que implica adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes, ampliando o número de clientes da organização e possibilitando maiores ganhos para o indivíduo.

A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública

  • A. procura a melhor maneira para qualificar seus líderes e toda equipe de servidores públicos, a partir de perfis correlatos.
  • B. delimita seus objetivos, metas, missão e visão de futuro, qualificando o seu pessoal com foco nas tendências burocráticas organizacionais.
  • C. qualifica as equipes de servidores públicos para desenvolver suas funções adequadamente.
  • D. identifica com precisão as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos, com foco nos resultados e no conhecimento, nas habilidades e nas atitudes desejáveis às equipes de servidores públicos.
  • E. delimita seus objetivos, metas, missão e visão organizacional com foco na avaliação de desempenho.
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