Questões sobre O comportamento organizacional

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Em uma organização, a existência de um grito de guerra, semelhante aos da torcida esportiva, como forma de motivar e unir a força de trabalho, reforçando a crença de que os colaboradores são importantes para o sucesso da empresa refere-se a

  • A. história.
  • B. linguagem.
  • C. cerimônias.
  • D. rituais.

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue os próximos itens. Atualmente a cultura organizacional tem conquistado espaço na pauta de todas as organizações, uma vez que sua influência sobre o trabalho das equipes é muito grande. A cultura organizacional é a manifestação de valores, rituais, crenças e normas adotados pela instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de administração de empresas e cultura organizacional, julgue os próximos itens. A cultura organizacional é importante para as instituições e tem papel fundamental na integração dos colaboradores, porém não interfere no processo de desenvolvimento do capital humano das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada organização, assim como cada pessoa, possui um conjunto de crenças, de hábitos, de valores ou de atitudes que influenciam diretamente as suas ações cotidianas e moldam a sua forma de agir ou de se relacionar. Nas empresas, a cultura organizacional é expressa pela maneira como são feitos seus negócios, como clientes e funcionários são tratados, ou ainda, o grau de autonomia ou liberdade que os funcionários possuem em suas respectivas unidades. Toda cultura organizacional se apresenta em três diferentes níveis.

Relacione adequadamente os três níveis da cultura organizacional dos seus respectivos componentes.

1. Artefatos.

2. Valores compartilhados.

3. Pressuposições básicas.

( ) Constitui o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções e sentimentos.

( ) São relevantes e importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Compreendem as filosofias, as estratégias e os objetivos.

( ) É o mais superficial, visível e perceptível. São coisas concretas que cada um vê, ouve ou sente. São produtos, serviços e padrões de comportamento.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 3, 2, 1.
  • C. 1, 3, 2.
  • D. 2, 3, 1.
  • E. 3, 1, 2.

Dentre as assertivas abaixo, considerando o conceito da classificação dos níveis de cultura (proposta por Schein), é correto afirmar:

I. Artefatos: Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes.

II. Valores: É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: produtos, padrões comportamentais, o vestuário o espaço físico, os símbolos, os logotipos e a linguagem.

III. Pressupostos Básicos: São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arrigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Podem ser percebidos nas histórias e, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

  • A. As alternativas I e II estão corretas.
  • B. As alternativas I e III estão corretas.
  • C. Apenas a alternativa II está correta.
  • D. Apenas a alternativa III está correta. .
  • E. As alternativas I, II e III estão corretas.

Algumas desvantagens estão presentes na estrutura em rede. Dentre as assertivas abaixo, pode-se considerar como desvantagens dessa estrutura organizacional:

I. Permite uma maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente complexo e mutável.

II. Estimula o desenvolvimento da competitividade global.

III. Dificuldade de criar uma cultura organizacional forte.

  • A. As alternativas I e II.
  • B. As alternativas I e III.
  • C. Apenas a alternativa II.
  • D. Apenas a alternativa III.
  • E. As alternativas I, II e III.

Sobre Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:

1. Uma cultura forte é aquela na qual os membros da organização compartilham os valores essenciais da organização, os quais são amplamente acatados.

2. Os funcionários aprendem a cultura organizacional por diversas práticas. Dentre elas, podemos destacar como formas de transmissão da cultura organizacional as narrativas (ou histórias), os rituais, os símbolos materiais e a linguagem.

3. Três forças têm um papel importante na manutenção da cultura organizacional: a seleção de pessoal, os dirigentes e a socialização organizacional.

4. Uma cultura organizacional forte pode ser associada a menor necessidade de formalização dos processos organizacionais.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Com relação à avaliação de desempenho, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) No método de incidentes críticos, o avaliador descreve por escrito as coisas feitas pelo funcionário que foram especialmente eficazes ou ineficazes. Também são considerados os traços de personalidade que afetaram as situações críticas relatadas.

( ) No método de escalas gráficas de mensuração, é listada uma série de fatores de desempenho, e o avaliador classifica o funcionário em cada fator. Uma dificuldade do método é a de comparação quantitativa, pois comportamentos diferentes podem receber avaliação quantitativa similar.

( ) O método de comparações multipessoais é aquele em que o desempenho de um indivíduo é comparado com o de uma ou mais pessoas. Essa avaliação pode ser feita por classificação por grupo ou por classificação individual.

( ) As escalas de mensuração com âncora comportamental, como o nome sugere, dão ênfase à descrição de comportamentos que afetam o desempenho do avaliado. Elas são construídas pelo gerente de linha com o apoio dos profissionais de staff.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – V.
  • B. V – F – F – V.
  • C. V – F – V – F.
  • D. F – F – V – F.
  • E. F – V – F – V.

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. Os mitos e as narrativas dramáticas de eventos prejudicam a cultura organizacional e devem ser combatidos pelas instâncias de gerência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conhecer uma organização é conhecer a sua cultura. A missão, os valores sociais, a filosofia, o comportamento das pessoas, entre outros, são aspectos que fazem parte da cultura de uma organização. Cada organização possui características únicas que moldam suas interações sociais e profissionais, ou seja, cada uma tem a sua própria cultura. São considerados aspectos formais da cultura organizacional, EXCETO:

  • A. Objetivos e estratégias.
  • B. Estrutura organizacional.
  • C. Métodos e procedimentos.
  • D. Políticas e diretrizes de pessoal.
  • E. Percepções e atitudes das pessoas.
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